Atacante do PSG está mira do Flamengo para a próxima temporada

Cavani em ação pelo Uruguai (Foto: Adrian Dennis/AFP)

Líder do Campeonato Brasileiro com 10 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, o Flamengo já planeja a próxima temporada. E em meio a chegadas e partidas que marcarão os primeiros meses de 2020, o clube pesquisa nomes no mercado, inclusive estrangeiros. A expectativa é encontrar outra solução eficaz e até então desconhecida, como Pablo Marí, e ser bem sucedido em investidas como a feita em Mario Balotelli.

Dirigentes e o Centro de Inteligência e Mercado (CIM) trabalham há aproximadamente mês e meio na busca por nomes que possam reforçar o elenco. O técnico Jorge Jesus obviamente não fala, mas uma das razões pelas quais demora a fazer substituições e não poupa tanto os titulares é a gritante diferença de nível entre eles e vários reservas. O português, na realidade, não confia em alguns suplentes para executar determinadas tarefas.

Leia também:

Zagueiro, volante, meia, centroavante, atacante de lado… Todas essas posições serão alvos do Flamengo no mercado. Com o sucesso de Pablo Marí, adquirido junto ao Manchester City por cerca de €1,6 milhão (R$ 7,1 milhões), o departamento responsável por pesquisar jogadores mira em outros com o mesmo perfil. E há espaço para estrangeiros no elenco devido às recentes saídas de Fernando Uribe e Gustavo Cuellar.

O entendimento no clube é de que 2020 será um ano com muitas convocações para as seleções em jogos oficiais, inclusive com mais uma Copa América. Estimativas rubro-negras dão conta de que o treinador poderá ficar sem alguns atletas por até 20 partidas. “Então, será o ano do elenco. Estamos acreditando que teremos sempre cinco convocados”, disse ao blog um dos envolvidos nesse planejamento. “Olhamos o mundo todo”, acrescentou.

Além de descobertas como Marí, o Flamengo observa o mercado, atento a grandes nomes do futebol europeu que sejam viáveis em meados de 2020. Negociar com os agentes de Balotelli abriu caminhos e das cinco tentativas internacionais feitas na última janela de contratações, ele foi a única que não fechou com os rubro-negros. O zagueiro espanhol, Rafinha, Gérson e Filipe Luís vieram para o Brasil e estão jogando bem.

Nessa observação, Edinson Cavani, que fará 33 anos em 14 de fevereiro, é possível alvo rubro-negro. O Flamengo vai perguntar, no início do ano, se o uruguaio renovará, ou não, com o Paris Saint Germain (tem contrato até 30 de junho de 2020) e se em seus planos estarão um retorno à América do Sul. Nomes como Diego Costa (fez 31 anos no dia 7) são pouco cotados. Motivo: tem contrato com o Atlético de Madrid até 30 de junho de 2021!

Rafinha e Filipe Luís foram contratados quando seus compromissos com Bayern e Atlético de Madrid, respectivamente, estavam se encerrando. Outros nomes de peso, mas livres, sem multas rescisórias elevadas, são vistos como possíveis em tal cenário. Era o caso de Balotelli: “Se tivéssemos que pagar multa a algum clube, nem tentaríamos”, disse um dirigente ao blog, na época da negociação com o italiano. Cavani poderá estar em idêntica situação dentro de meses, caso não renove seu compromisso com o PSG.

Jogador do mercado nacional que tem o nome vinculado ao Flamengo em especulações, Rodrigo Dourado tem contrato com o Internacional até 31 de dezembro de 2020. Lesionado, dificilmente gerará proposta do time carioca de imediato. Motivo: “Não tem minutagem constante, algo fundamental para jogar aqui”, disse a mesma pessoa que participa do planejamento para 2020. O volante de 25 anos não atua desde julho, fez somente 17 jogos em 2019 e realizou artroscopia no joelho esquerdo há pouco mais de três semanas. Foi a segunda dele no ano, a anterior aconteceu em maio.

Retirado de: UOL — Blog do Mauro Cezar Pereira