Mundial de Clubes será transmitido por apenas uma emissora no Brasil

Taça do Mundial de Clubes (Foto: Matthew Ashton/Getty Images)

Na primeira edição do Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, só a Band exibiu o torneio para o Brasil. Cinco anos depois, a competição voltou ao calendário do futebol e a Globo não deixou mais de transmiti-la, porém, sempre dividindo os direitos com outra emissora. Desde 2013, essa parceira era o Fox Sports, que não estará presente em 2019. Assim, o Grupo Globo passará sozinho os jogos pela primeira vez.

De acordo com o “Observatório da Televisão”, a transmissão da Fox fazia parte de um acordo que envolvia a Copa Libertadores, a Sul-Americana e a última Copa do Mundo de seleções, além de um VT do Brasileirão por rodada. O contrato, entretanto, valeu apenas até 2018.

No ano passado, a Fifa realizou uma licitação pelos direitos do Mundial de Clubes. A Globo foi a única interessada na disputa intercontinental e não quis sublicenciar o certame, apesar de poder.

O torneio começa nesta quarta-feira (11), com a partida entre Al-Sadd (Qatar) e Hienghène (Nova Caledônia), pela primeira fase. Campeão da América do Sul, o Flamengo estreia no próximo dia 17, terça-feira, às 14h30 (de Brasília). Já o Liverpool, vencedor entre os europeus, joga 24h depois, diante do Monterrey (México) ou do sobrevivente do confronto de abertura.

Retirado de: Torcedores