Vitor Gabriel em ação pelo Flamengo, no clássico contra o Vasco (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Além da conquista do título do Campeonato Carioca 2019, domingo, no Maracanã, após o 2 a 0 sobre o Vasco, o Flamengo alcançou outro feito marcante: a maior invencibilidade diante do rival em toda a história do confronto. Agora, são 12 jogos seguidos sem perder para os cruz-maltinos – quatro vitórias e oito empates.
O Rubro-Negro não é vencido pelo rival em uma decisão desde a edição de 1988, há 31 anos. Com a conquista de domingo, o Flamengo chegou ao seu título de Carioca número 35 e aumentou a supremacia sobre os rivais.
Depois de ultrapassar o Fluminense em 2009, quando chegou ao título 31 e passou a ser o maior vencedor, o Rubro-Negro conseguiu abrir vantagem na ponta devido a números expressivos: 11 conquistas nas últimas 21 edições, com direito a dois tricampeonatos, enquanto Botafogo (4), Fluminense (3) e Vasco (3) dividiram as outras taças.
Capitão ao longo dos 90 minutos, Diego participou de toda a trajetória invicta contra o Vasco e levantou seu segundo Carioca pelo Flamengo. Com a experiência de quem está prestes a completar três anos de clube, celebrou a conquista hegemônica:
– É um dia mais que especial. Ser campeão, coroar um trabalho, com espetáculo do torcedor.
Já o recém-chegado Arrascaeta valorizou o primeiro troféu com menos de quatro meses de clube, mas deu o recado de que é preciso conquistar algo mais expressivo ao longo da temporada:
– Esse clube é muito apaixonado, muito grande. Temos que valorizar esse título, mas temos que brigar por coisas importantes esse ano. Com certeza começamos bem, mas tem muita coisa para vir pela frente.
Com um orçamento grande, bem maior do que os adversários cariocas, o Flamengo colhe os frutos de um trabalho de equilíbrio financeiro intensificado em 2013. Em um primeiro momento, os dirigentes apertaram o cinto, fizeram investimentos mais discretos e pagaram dívidas. O panorama foi melhorando gradativamente até o clube poder abrir os clubes e gastar grandes quantias.
O Fla conseguiu encerrar nas últimas temporadas uma cultura de atraso de salários, enquanto seus concorrentes ainda convivem com este problema. O elenco do Fluminense, por exemplo, já fez greve este ano e se recusou a treinar.
No início deste ano, o Flamengo disponibilizou cerca de R$ 100 milhões para reforçar o elenco com jogadores de peso como Arrascaeta, Gabigol, Bruno Henrique e Rodrigo Caio. Todos se tornaram titulares e peças importantes para o sucesso do time. Eles se juntaram a outras estrelas que já faziam parte do clube, como Everton Ribeiro, Diego, Vitinho e Diego Alves.
Enquanto o Rubro-Negro foi ao mercado e gastou em jogadores jovens e de alto potencial, Botafogo, Fluminense e Vasco fizeram contratações bem mais modestas. O perfil principal é de atletas em fim de contrato, sem a necessidade de aquisição de direitos econômicos, e de veteranos. O reforço de mais nome do Botafogo foi Diego Souza. O do Fluminense, Paulo Henrique Ganso. O do Vasco, Bruno César.
Em nove clássicos disputados nesta edição do Carioca, o Flamengo só perdeu um – 1 a 0 para o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara. Foram cinco vitórias, três empates (dois com o time formado a maior parte por reservas, contra o Vasco) e uma derrota.
Na final, o Rubro-Negro sobrou contra o Vasco. Venceu no Nilton Santos por 2 a 0 em uma das melhores exibições do ano, e no Maracanã repetiu o placar, sem dar muitos sustos na torcida, que lotou o estádio.
O clube passou a utilizar este ano o novo módulo profissional no Ninho do Urubu, com estrutura considerada ideal para a realização de treinos no campo, atividades de academia, prevenção e tratamento de lesões. Tudo com privacidade.
Depois do incêndio no CT no dia 8 de fevereiro, o local ficou fechado por um breve período e o time passou a treinar na Gávea. O local ainda está liberado apenas parcialmente para o treinamento de menores de idade.
Observações:
Retirado de: Globo Esporte
O Palmeiras vai enfrentar o Corinthians na tarde deste domingo, em partida válida pela 30ª…
O Flamengo vai enfrentar o Fluminense na tarde deste domingo, em partida válida pela 30ª…
Apenas dois técnicos campeões da UEFA Champions League venceram também a Copa do Mundo da…
O mercado global de plataformas de iGaming recebeu uma projeção de crescimento forte para o…
A Champions League 2026/27 começa a ganhar ritmo ainda no verão europeu, antes de muitos…
O futebol sempre foi uma paixão nacional, mas a forma de acompanhar os jogos mudou…