Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Marcelo Theobald)
Novidade para o Brasileirão 2019, o árbitro de vídeo tem tido trabalho na competição. Até o momento, o VAR já foi utilizado 96 vezes em 99 partidas. Ou seja, média de quase uma interferência por jogo. O levantamento é do jornalista esportivo Alexandre Siqueira, que tem catalogado as situações desde a primeira rodada.
A rodada com mais interferências do VAR foi a primeira. Foram 16 indicações para mudanças de decisão do árbitro. A com menos foi a quarta rodada, com apenas quatro utilizações. Porém, vale ressaltar que a tecnologia trouxe mais justiça às partidas e os acertos da arbitragem aumentaram com o auxílio do vídeo.
E sem o VAR, como estaria a tabela? Os clubes mais “prejudicados” pela existência do árbitro de vídeo são Ceará e Corinthians. O Vozão teria quatro pontos a mais e o Timão dois se não fosse a tecnologia. Já o Goiás é o mais “beneficiado”, já que tem quatro pontos a mais devido ao vídeo.
Na parte de cima da tabela a disputa estaria mais acirrada se não fosse o VAR. Sem a tecnologia o Palmeiras teria apenas 24 pontos e o Flamengo, por sua vez, 21. Ou seja, dois a menos e um a mais, respectivamente. Já na parte de baixo, o Vasco estaria ainda no Z-4 com dois pontos a menos e a Chapecoense fora da zona de rebaixamento com dois a mais.
Veja a tabela do Brasileirão 2019 com e sem VAR até a décima rodada:
Retirado de: Torcedores
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…
A caminho de Lima, no Peru, para a final da Copa Libertadores da América, um…
Após um período de sete meses afastado por questões de saúde mental, Tite prepara seu…
Atualmente no Sporting Cristal, Felipe Vizeu vive sua primeira experiência no futebol peruano desde agosto.…
A véspera da final da Libertadores de 2025 tem sido marcada por mobilizações dentro e…
Palmeiras e Flamengo se reencontram neste sábado (29), às 18h (horário de Brasília), para a…