Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota/Globo Esporte)
A 19ª rodada do Brasileirão reserva um dos jogos mais importantes do campeonato. Flamengo x Santos, líder e vice, estão separados por apenas dois pontos na tabela e se enfrentam no Maracanã. Pela trajetória das equipes, a partida ganhou relevância enorme e uma boa arbitragem será fundamental nesta “final antecipada”.
O sorteio da CBF, porém, reservou um nome envolvido em polêmica: Bráulio Machado, da Federação Catarinense.
Apesar de ter tirado licença FIFA em dezembro de 2018, Machado é lembrado por ter sido personagem principal de um dos jogos mais confusos do ano passado. Em junho, o Flamengo foi a São Paulo enfrentar o Palmeiras no que era também um confronto entre os dois primeiros colocados da tabela.
No Allianz Parque, o Rubro-Negro foi prejudicado de diversas formas por decisões equivocadas da arbitragem. Felipe Melo deu entrada violenta em Vinícius Junior e recebeu apenas cartão amarelo – o então presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, chegou a afirmar que o volante palmeirense deveria ir embora do estádio “em um camburão”.
As confusões não pararam por aí. Henrique Dourado tomou um soco do goleiro Jaílson. O palmeirense foi expulso, mas, como compensação, o árbitro mostrou o cartão vermelho para o então atacante rubro-negro. Uma confusão generalizada resultou em três expulsões para cada lado. Com menos jogadores em campo e um atleta de linha improvisado no gol, o Palmeiras se viu pressionado pelo Flamengo. Mesmo assim, o árbitro encerrou a partida antes do fim dos minutos de acréscimos assinalados.
Depois desta partida, Bráulio Machado chegou a apitar mais jogos do Flamengo, sem chamar a atenção por erros. Em 2019, comandou a partida entre o Mais Querido e o Grêmio, no Maracanã, pelo Brasileirão.
O árbitro da federação catarinense será auxiliado por Kleber Lucio Gil e Henrique Neu Ribeiro. O quarto árbitro será Philipp Georg Bennett. No VAR, o responsável é Raphael Traci, que comandou recentemente o confronto entre Flamengo e Palmeiras – ocasião em que cometeu acertos em decisões difíceis. Os assistentes de vídeo são William Machado Steffen e Alex dos Santos. Giuliano Bozzano ocupa o cargo de Observador do VAR.
Retirado de: Coluna do Fla
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…