Flamengo

Dupla Gabigol e Bruno Henrique já é uma das mais artilheiras da história do Brasileirão

O futebol brasileiro sempre foi marcado por grandes duplas de ataque. Algumas eternizadas com taças, como Pelé e Coutinho, pentacampeões com o Santos nos anos 60 – ainda na Taça Brasil -, Müller e Careca, no São Paulo, e Edmundo e Evair, vitoriosos por Palmeiras e Vasco. Outras, imortalizadas pelo alto volume de gols, como Amoroso e Luizão, Marques e Guilherme e Dinamite e Romário. Agora, Gabigol e Bruno Henrique estão próximos de marcarem seus nomes na história do Campeonato Brasileiro. E pelos dois motivos.

Com 10 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o Palmeiras, restando apenas seis jogos para o fim da competição, o Flamengo está muito próximo de confirmar o título. E nesse domingo, contra o Bahia, mais uma vez a dupla foi decisiva para o Rubro-Negro. Cada um marcou uma vez na etapa final da partida, consolidando a virada sobre o Bahia, no Maracanã, por 3 a 1.

Os dois atualmente brigam pela artilharia, com Gabriel liderando com 21 tentos, cinco a mais que o seu companheiro. Ou seja, somada, a dupla já estufou as redes 37 vezes nessa edição. Esse é o novo recorde desde que o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos com 20 clubes, em 2006. Eles superaram a marca que antes era de Neymar e Borges, em 2011, pelo Santos. O Peixe, no entanto, passou longe da taça, terminando em 10º.E MAIS:

Quem lidera o ranking história é uma outra dupla rubro-negra, só que do Paraná: Dagoberto e Washington. Com 46 rodadas no Brasileirão 2004 – oito a mais que o atual modelo -, os dois marcaram 46 vezes pelo Athletico – um por jogo em média. Destaque para o ‘Coração Valente’, autor de 34, o maior volume já registrado até hoje no campeonato. 

Antes dos pontos corridos, adotados em 2003, o recorde era de Edmundo e Evair, em 1997, pelo Vasco. Combinados, os dois marcaram as mesmas 37 vezes que a dupla do Flamengo nesta temporada. Na época, o time Cruz-Maltino entrou em campo 33 vezes – uma a mais que a atual – e terminou o ano com o título de campeão brasileiro.

DUPLAS DE ATAQUE COM MAIS GOLS NA HISTÓRIA DO BRASILEIRO
* Em uma única edição
** Apenas atacantes

1º – Washington e Dagoberto – Athletico-PR – 2004 – 46 gols
2º – Deivid e Robinho – Santos – 2004 – 43 gols
Dimba e Grafite/Araújo* – Goiás – 2003 – 43 gols
4º – Romário e Alex Dias – Vasco – 2005 – 41 gols
5º – Luis Fabiano e Diego Tardelli – São Paulo – 2003 – 38 gols
6º – Gabigol e Bruno Henrique – Flamengo – 2019 – 37 gols
Edmundo e Evair – Vasco – 1997 – 37 gols
8º – Müller e Careca – São Paulo – 1986 – 36 gols
Neymar e Borges – Santos – 2011 – 36 gols
Marques e Guilherme – Atlético-MG – 1999 – 36 gols
Aristizábal e Deivid/Mota* – Cruzeiro – 2004 – 36 gols
Edílson e Obina – Vitória – 2004 – Vitória – 36 gols

Retirado de: Lance

Equipe Gávea News

Recent Posts

Athletico-PR x Bahia: Prévia, Estatísticas e Contexto para o Duelo no Brasileirão

A 28ª rodada do Brasileirão traz um confronto decisivo na parte de cima da tabela:…

1 dia ago

Flamengo x Bragantino: Prévia, Estatísticas e Odds pela 28ª Rodada do Brasileirão

O Flamengo entra na 28ª rodada ocupando o topo da tabela do Brasileirão. O líder…

1 dia ago

Corinthians x Fluminense: Prévia, Estatísticas e Contexto da 28ª Rodada do Brasileirão

O confronto entre Corinthians e Fluminense, válido pela 28ª rodada do Brasileirão, acontece no dia…

1 dia ago

Vasco x Coritiba: Prévia, Estatísticas e Panorama Tático para a 28ª Rodada do Brasileirão

Neste sábado, 19 de setembro, às 20h30 (horário de Brasília), o Vasco recebe o Coritiba…

2 dias ago

Mirassol x Botafogo: Análise e Informações do Confronto pela 28ª Rodada do Brasileirão

O Brasileirão chega à sua 28ª rodada com um duelo de contrastes no Estádio Municipal…

2 dias ago

Flamengo x Del Valle: Prévia Decisiva das Quartas de Final da Libertadores

A bola rola para o jogo decisivo de volta das quartas de final da Libertadores…

4 dias ago