Categories: Flamengo

Vítima de um câncer, ex-repórter e dirigente do Flamengo falece nesta sexta-feira e clube carioca emite nota de pesar

A jornalista Marilene Dabus, primeira mulher a cobrir futebol no Brasil, morreu aos 80 anos nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer.

Neste sábado, antes da estreia do Flamengo no Campeonato Carioca contra o Macaé, às 16h (de Brasília), no Maracanã, será respeitado um minuto de silêncio em homenagem à jornalista.

Marilene apareceu para o jornalismo em 1969, em meio a um mercado machista, ao participar de um programa de conhecimentos sobre o Flamengo na TV Tupi. Com o sucesso, assumiu posto de setorista do clube no jornal “Última Hora”.

Entre as várias experiências, Marilene seguiu a carreira como repórter da seleção brasileira na cobertura da equipe formada por João Saldanha, que se preparava para a disputa da Copa do Mundo do México.

A história da jornalista ficou ainda mais forte com a do Flamengo em meados dos anos 70. Próxima a Márcio Braga, integrou a “Frente Ampla pelo Flamengo” e assumiu cargo de Vice-Presidente de Comunicações do clube, sendo responsável por estratégias que contribuíram para o crescimento da torcida nos anos 80.

Foi de Marilene a ideia de apelidar o centro de treinamento de Vargem Grande de “Ninho do Urubu”. Como homenagem, o clube batizou a sala de imprensa da Gávea com seu nome.

Vale destacar que através de suas redes sociais, o clube carioca emitiu uma nota de pesar:

O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente o falecimento de Marilene Dabus, primeira mulher repórter a cobrir futebol no Brasil e figura importantíssima na história do clube, chegando a exercer o cargo de vice-presidente de comunicação do Flamengo nos anos 80.

Ela foi pioneira neste departamento e no relacionamento com a imprensa. Emérita e sócia remida, Marilene tinha 58 anos de vida associativa. Nossos sentimentos aos amigos e familiares.

Adaptado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • Merece Todo o Respeito!!! Que Deus Conforte o Coração de Todos os Familiares, Amigos e da Nação RN...!!!

    • Tinha me esquecido dela. Mas, com essa triste notícia, tudo veio a minha mente. Ela, como eu, e as dezenas de milhões de flamenguintas, sempre estivemos juntos em prol do Flamengo. Que ela continue torcendo pelo seu, pelo nosso Flamengo, lá do céu, que eu tenho certeza pra onde ela foi. Avante Flamengo.

  • Que linda história de amor ao Flamengo ! Meus sentimentos aos familiares e que Dona Marilene descanse na paz do Senhor !

    • Obrigado dona Marilene por tudo, e aos familiares e amigos os sentimentos. E que a senhora possa descansar em paz nos braços do Nosso Senhor!!!

  • NÃO CONHECIA A HISTÓRIA DESSA GUERREIRA QUE SOFREU E DERRUBOU PARADIGMAS EM UM MUNDO MACHISTA ATÉ HJ COMO É O FUTEBOL...QUE DESCANSE EM PAZ SUA MISSÃO TEM NOVAS GUERREIRA PARA SEGUIR NA BATALHA...
    .

Recent Posts

Flamengo prepara barca de saídas no ataque de Filipe Luís

O Flamengo vive um momento de reformulação em seu setor ofensivo. Após a disputa da…

25 minutos ago

Bap pode impedir saída de jogador do Flamengo

O ambiente de negociações entre Flamengo e Santos voltou a ganhar destaque nos últimos dias,…

55 minutos ago

Flamengo confirma saída de Lorran para Europa; veja quanto o clube irá receber

O Flamengo confirmou nesta quinta-feira (28 de agosto) a saída de uma de suas maiores…

1 hora ago

Matheus Gonçalves faz publicação se despedindo do Flamengo

O Flamengo acertou a venda do meia Matheus Gonçalves ao Al-Ahli, da Arábia Saudita, em…

2 horas ago

Mais de 500 milhões! Veja quanto o Flamengo faturou com vendas em 2025

O Flamengo vive uma temporada marcada por grandes movimentações no mercado de transferências e recordes…

3 horas ago

Flamengo: veja as punições que Bruno Henrique pode receber

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu a data do julgamento de Bruno Henrique.…

3 horas ago