Novo reforço do Flamengo para 2020, Léo Pereira pode olhar com orgulho sua trajetória até chegar ao atual campeão brasileiro e da Libertadores. O zagueiro de 22 anos vem de uma infância humilde em Curitiba, mas superou as adversidades, ganhou espaço no Athletico Paranaense e chamou a atenção do Rubro-Negro desde a temporada passada.
Léo começou a carreira no Trieste, um clube de base de Curitiba que, inclusive, tem parceria com o Flamengo. Ele chegou aos 11 anos, trazido por Rudimar, seu primeiro treinador. Começou como lateral-esquerdo, mas depois, pela altura, passou a jogar como zagueiro. Lá, atuou ao lado de outras revelações que iriam para o Athletico, como o meia Marcos Guilherme e o lateral Renan Lodi.
Destaque na parte técnica, Léo Pereira, porém, tinha algumas questões familiares e muitas vezes não podia ir aos jogos do Trieste, inclusive em duelos na base contra Athletico e Coritiba.
Por causa destas limitações, o Trieste passou a considerar levar o promissor zagueiro para um alojamento.
— Como ele tinha alguns problemas familiares, em alguns jogos não aparecia. Acabava perdendo, e a gente não tinha ideia do porquê. Fomos estudar a história, descobrimos os problemas. Em consenso, decidimos que seria muito bom que ele morasse aqui. Quando decidimos isso, a casa dele pegou fogo. Foi mais necessária ainda a vinda dele – contou Rafael Stival, dono do Trieste.
Alojado no clube, Léo contou com maior suporte, passou a estudar perto do local onde treinava e se desenvolveu ainda mais. Ele fez parte de uma equipe pré-infantil que foi campeã metropolitana invicta, superando os tradicionais clubes de Curitiba.
A performance de Léo o levou ao Athletico aos 14 anos. Ele logo assumiu a titularidade e completou a formação no clube. O jogador, inclusive, foi convocado para a seleção brasileira sub-20 na disputa do Mundial da categoria em 2015, na Nova Zelândia, quando o Brasil foi vice-campeão.
Ao se profissionalizar, Léo não conseguiu manter o nível e perdeu espaço no Athletico. Para ganhar experiência, foi emprestado a Náutico e Orlando City, dos Estados Unidos. No exterior, conheceu seu atual empresário, Ricardo Scheidt, com quem passou a trabalhar.
— Nós somos da mesma cidade. Ficamos muito amigos, mas ele tinha empresário na época. Mantivemos contato, mas nunca falei mais nada. Um dia, ele me chamou, porque o contrato (com o empresário anterior) havia acabado. Começamos a trabalhar, e desde lá as coisas aconteceram da melhor forma possível, graças ao esforço dele. A valorização dele como atleta foi muito grande, e o auge foi agora, ele indo para o Flamengo. Ele acaba saltando de patamar e buscando coisas maiores – disse Scheidt.
Na volta ao Athletico, Léo contou com o apoio de Tiago Nunes para se firmar. Então técnico da equipe sub-23, o comandante apostou no zagueiro e o tornou seu titular. Quando assumiu o time profissional, levou o defensor com ele e apostou por ele. Léo, mais maduro após as diversas experiências, enfim, se firmou.
Léo foi titular absoluto do Athletico nas temporadas de 2018 e 2019, totalizando 88 partidas e nove gols marcados. Já no ano passado, chamou a atenção do Flamengo, que fez três propostas por ele, todas recusadas pelo Furacão. O zagueiro sempre foi a primeira opção do Rubro-Negro para reforçar a zaga, até mesmo antes da chegada de Pablo Marí, a quem irá substituir.
Agora, aos 23 anos, Léo Pereira chega ao Flamengo para dar mais um passo na carreira. Sem esquecer o início humilde, o zagueiro se junta a um elenco estrelado para brigar por títulos. Seu contrato com o Rubro-Negro irá até 2024: tempo de sobra para crescer e dar mais orgulho à família.
Retirado de: Globo Esporte
O meio-campo do Flamengo vive um momento de destaque nesta temporada, marcado pela rápida adaptação…
A saída de Gerson do Flamengo para o Zenit movimentou o mercado e os bastidores…
O Flamengo negociou a saída de Gerson para o Zenit (RUS) em julho de 2025,…
A Federação Venezuelana abriu conversas com Tite. As tratativas miram o próximo ciclo da seleção…
Introdução: o que muda para quem vive futebol todo dia Fan tokens são ativos digitais…
O técnico Filipe Luís explicou por que não utilizou Nico de la Cruz na vitória…
View Comments
Leo Pereira. Deus com certeza já colocou as mãos dele sobre sua vida. Procure buscar em primeiro lugar o reino de Deus e todas as outras coisas lhe será acrescentado. Seja feliz no flamengo que você estará fazendo a alegria de uma grande nação.
Falaram tudo que eu ia falar !!! Então eu e a nação te deseja boas vindas!
A nação o recebe de braços abertos. Seja bem vindo.
É prazeroso de se vê uma pessoa de origem humilde vencer na vida. Terás e datas muitas alegrias a nação, felicidade cara.
Deus te ajude nessa nova caminhada
Léo Pereira veio pra somar. Tenho certeza que dará muitas alegrias a Nação. Seja bem vindo garoto. JOGAREMOS JUNTOS como sempre.
DEUS ACIMA DE TUDO.
BRASIL E MENGÃO ACIMA DE TODOS.
FORA GLOBOLIXO.
Seja bem vindo ao Flamengo Leo e que você trilhe um caminho de sucesso.
Ah! Ainda tem o Mateus Thuller nessa disputa, e quem ganha,devido a fartura de atletas de alto nível, lógico, é o Mengão. Rssss
Léo Pereira possui todas as condições de brigar por uma vaga no time titular do Mengão. Sendo que essa saudável disputa será, acredito, com o Gustavo Henrique. O forte do Léo é ser extremamente veloz, sabe se posicionar, forte no jogo aéreo e ainda faz gols, características que consagraram o Pablo Mari no Mais Querido. Só não sei se ele faz tão bem como o zagueiro espanhol, aquelas famosas inversões de bolas longas. Sempre fui Fã do futebol do Léo Pereira e tinha o sonho de vê-lo no meu querido clube. Sucessos Léo!!
A maioria dos jogadores que conseguem destaque vem de famílias humildes,batalharam muito para chegar em clubes de expressão!Jogar no clube de maior torcida do mundo não é para qualquer um!
Que seja muito feliz!!!