Categories: Flamengo

FIFA irá promover alteração no Mundial de Clubes de 2020

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Fifa já adiou o primeiro Mundial de Clubes que organizaria com 24 participantes, que seria em 2021 na China, e deve ser obrigada também a postergar a última edição que pretende fazer do torneio no formato atual, com sete times e que está marcado para dezembro de 2020, no Qatar.

Não há garantia das confederações que seus torneios continentais serão concluídos em 2020, o que inviabilizaria a realização do Mundial em dezembro já que não haveria clubes classificados. O problema é o mesmo em cada continente: fronteiras fechadas que inviabilizam o deslocamento dos clubes.

A ideia da Fifa, hoje, é adiar para dezembro 2021 o Mundial com sete participantes, mantendo o Qatar como sede porque o evento será teste para a Copa do Mundo de 2022. A Fifa não pode simplesmente cancelar essa edição em 2020 porque há um contrato assinado de patrocínio exclusivo com o grupo chinês Alibaba, de venda online. O campeonato terá que ocorrer, independentemente de quando será.

Já o Mundial turbinado com 24 clubes deve ficar para meados de 2022, meses antes da Copa do Mundo do Qatar. Ele seria inicialmente entre junho e julho de 2021, na China, mas foi adiado porque nesse período Uefa e Conmebol realizarão a Eurocopa e a Copa América, postergados de 2020 por causa da pandemia. A China continuará como sede.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) não sabe se conseguirá concluir a Libertadores depois de ouvir de representantes de governos da América do Sul que o acesso entre as fronteiras do continente dificilmente estará normalizado em 2020. O torneio parou com quatro rodadas da fase de grupos ainda a se realizar — a final única ainda está programada para 21 de novembro, no Maracanã.

Na Europa, a Liga dos Campeões foi interrompida em meio às oitavas de final e a Uefa (União Europeia de Futebol) está sem ideia de prazos, apesar de ter citado o fim de agosto como data possível para concluir a competição.

Nenhuma confederação conseguiu concluir seu torneio continental em 2020. O mais adiantado era o da África, que teve que parar antes das semifinais. Raja Casablanca (Marrocos), Zamalek (Egito), Al-Ahly (Egito) e Wydad Casablanca (Marrocos) não sabem quando terminarão o campeonato que estava previsto para ter a final em 29 de maio.

Na Concacaf, que reúne as associações das Américas do Norte e Central, o campeonato foi parado nas quartas de final, com três representantes dos EUA: New York City FC, Los Angeles FC e o Atlanta United. Os EUA é o país com maior número de casos confirmados e de mortes pelo novo coronavírus no mundo: são mais de 650 mil contaminados e de 33 mil óbitos. É improvável que os times americanos voltem para a competição neste ano ainda.

Ásia e Oceania também tiveram as competições paralisadas, o que faz a Fifa, neste momento, não ter times para jogar o campeonato em dezembro. Sete brasileiros disputavam esse ano vaga no Mundial via Libertadores: Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Inter, Grêmio e Athletico-PR.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Como podem organizar um mundial, se os torneios continentais não serão concluídos? Qual critério usar para classificar os participantes deste mundial? Deveriam concentrar todas as forças nos torneios continentais e tentar conclui-los de maneira saudável! Se não for possível continuar com os torneios continentais, nem deveriam falar em mundial. Daqui a pouco organizam um mundial no Brasil, só para convidados, e o CUrintia ganha do Florminense na final, nós pênaltis. Rsrsrs

  • Se a america do Sul não completar a libertadores esse ano de que seja o normal repetir o campeão de 2019 pra decidir o Mundial 2020 seria normal pois a Europa vair fechar a Champions ainda e me fala no momento qual dos times sul americanos é melhor

  • João, quem manda é o faz-me rir, é o cascalho, dinheiro.. se lá gera mais renda, ninguém reclama... Cada comentário..

  • Fico muito puto, único lugar q dão valor ao mundial e na América do sul, aí no final a sede do negócio é em pais arabe ou na Ásia fico muito puto

    • A questão é quem paga mais João.eles lá pagam muito bem para sediarem um mundial,então como a Fifa só quer saber de grana meu camarada.
      O futebol é movido a dinheiro né.

Recent Posts

Neymar elogia o Flamengo após vitória do Santos: “O melhor…”

O Flamengo entrou em campo na quarta-feira (16) para enfrentar o Santos na Vila Belmiro,…

8 horas ago

Léo Pereira é sincero sobre derrota do Flamengo para o Santos: “Não pode…”

Após cinco partidas sem derrotas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo foi superado pelo Santos na…

8 horas ago

Filipe Luís explica derrota do Flamengo para o Santos: “Faltou…”

Apesar da liderança mantida, o Flamengo sofreu a segunda derrota no Campeonato Brasileiro após 13…

8 horas ago

Flamengo faz publicação destinada ao Bayer nas redes sociais

No primeiro dia de treinamentos da pré-temporada no Brasil, o Bayer Leverkusen foi recepcionado de…

15 horas ago

Empresário mira saída de Arrascaeta do Flamengo

A ausência de avanços nas negociações para renovação contratual de Arrascaeta provocou reações diretas do…

15 horas ago

Zinho critica Filipe Luís por detonar Pedro no Flamengo

Assim como Luxemburgo, Zinho foi mais um que criticou o técnico Filipe Luís, do Flamengo,…

15 horas ago