Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Divulgação/Conmebol)
Flamengo e Corinthians são historicamente os clubes com maior presença de público no Campeonato Brasileiro – isso todo mundo já sabe. Mas será que eles também são líderes de arquibancada na Copa Libertadores da América? A dupla está sim no top 10 do continente, mas passa longe da ponta.
O portal ‘Verminosos por Futebol’ apresenta um levantamento inédito com os 70 clubes com maiores médias de público na história da Libertadores, de 1960 a 2019. Os dados são do pesquisador cearense João Ricardo de Oliveira, um dos melhores especialistas do país em rankings de público em jogos de futebol.
A pesquisa considera os times com ao menos 10% de participações na Libertadores – 6 das 60 edições realizadas. Dessa forma, por exemplo, o recorte contempla só 12 dos 28 clubes brasileiros que já disputaram o torneio. Ressalte-se que os números incluem públicos em jogos da fase pré-Libertadores.
O time com maior média de público no histórico da Libertadores é o América do México. Sua marca, impulsionada pelo gigante estádio Azteca, é de 47.510 pagantes, num total de 45 jogos em sete participações.
O brasileiro melhor posicionado é o São Paulo, um dos grandes do país que nunca foi campeão de público numa edição do Campeonato Brasileiro, mas que tem tradição de arquibancada na Libertadores. Sua média, a 2ª maior do ranking, é de 40.352 pagantes, em 91 jogos em 19 participações no torneio.
O top 5 é completado por Boca Juniors (39.715), Independiente (38.920) e Barcelona de Guayaquil (36.626). O River Plate ocupa a 6ª posição (36.565) e o Flamengo, a 7ª (34.705). A seguir estão Internacional (8º, 34.654), Peñarol (9º, 33.818) e Corinthians (10º, 33.389).
Graças ao grande número de participações dos dois grandes argentinos e uruguaios, os clubes que somam o maior número total de pagantes são River Plate (6,4 milhões), Peñarol (5,9 mi), Boca Juniors (5,6 mi) e Nacional (5,2 mi). O brasileiro que fica mais perto, o São Paulo (8º), levou 3,6 milhões.
No ranking de 70 times com melhores médias com ao menos seis participações, o Brasil é o país com mais integrantes: 12, contra 10 da Argentina. São ainda 9 clubes da Colômbia, 7 da Bolívia, 6 do Equador, 6 do Uruguai, 5 do Chile, 5 do Paraguai, 5 do Peru, 3 da Venezuela e 2 do México.
Retirado de: Verminosos por Futebol
O clássico entre Flamengo e Fluminense, realizado na noite de domingo (20), no Maracanã, ganhou…
Pedro, atacante do Flamengo desde 2020, é o artilheiro do elenco no período, com 142…
O Flamengo venceu o Fluminense por 1 a 0 no clássico disputado no domingo (20…
O clássico entre Flamengo e Fluminense, válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, terminou com…
Pedro viveu um capítulo marcante no Flamengo neste domingo (20 de julho), ao retornar ao…
Após uma semana conturbada nos bastidores, Pedro voltou a ser protagonista no Flamengo. O atacante…
View Comments
Calma aí q esse ano se o corona deixar a gente passa brincando do São Paulo e do mexico
Eeu. Sou flamenguista mas pelo oq eu entendi ta sendo somado todas a participações na libertadores eo Flamengo perto dos outros clubes q foram sitado tem menos participação por isso não está em primeiro lugar
Ta de brincadeira né, o flamengo só não coloca mais de 70 mil, pq não deixam, por fala nisso, to com uma saudade de vê o Mengão atropela alguém.😊
Esse cara não sabe é de nada,.....tem é inveja do flamengo....
Concordo.Flamengo bota 40000 so em jogos do carioca imagina na libertadores deve ultrapassar 45000 facil por jogo
Por aqui dá pra ver que o Vascú é gigante .
alguem fala pra esse cidadao cearense q o flamengo nao e o ceara nao pra bota 34 mil pagantes dento de um estadio tamos falando e de flamengo viu... ele ta e desorientado isso sim um time igual o flamengo bota 34 mil pagantes dento de um maracana esse cara ai perdeu a nocao de tudo foi?? perguntem ele ai por favor....