Entrada do Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Trinta e quatro atletas à disposição de Jorge Jesus. Um quarto deles com risco reduzido de contaminação pela Covid-19. Esta é a matemática do Flamengo que entrou em sua segunda semana de treinamentos no Ninho do Urubu. A terceira bateria de exames indicou que os últimos dois jogadores de quarentena não têm mais o vírus, totalizando nove curados.
À primeira vista, a matemática pode parecer complicada. O fato é que nove atletas do Flamengo foram contaminados pela Covid-19 desde o jogo com a Portuguesa, dia 14 de março, em um Maracanã já com portões fechados como protocolo de segurança. Desses, dois permaneceram de quarentena até o último fim de semana.
Com a realização novos exames sorológicos na segunda-feira, o clube diagnosticou que ambos estão curados e se juntam aos outros sete que apresentam o chamado IgG positivo com IgM negativo, indicando que o organismo já produziu anticorpos para a doença.
Significa que os nove (26,5% do elenco) já tiveram contato com o vírus da Covid-19 e têm menor risco de novo contágio e de transmissão. Por mais que ainda não exista comprovação da imunização dos contaminados já curados, a percepção dos médicos é de que, no mínimo, o risco de reincidência é reduzido.
Estudos indicam que a partir de 70% de IgG positivo em uma microssociedade, os protocolos de segurança podem ser reduzidos, visto que a chance de contaminação é consideravelmente menor. É a chamada imunidade de rebanho, quando a incidência de circulação do vírus neste ambiente é mínima, tornando os presentes em protegidos.
De volta aos trabalhos desde a segunda-feira, 11 de maio, o elenco do Flamengo tem cumprido protocolos de segurança no dia a dia do CT. Os jogadores não circulam em vestiários, têm veículos higienizados na entrada do Ninho e se trocam em quartos individuais no hotel de concentração.
Retirado de: Globo Esporte
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…
View Comments
Sou flamenguista doente, porém contrário ao retorno, o que incitaria muitos torcedores a acharem que tudo acabou quando o pior ainda está por vir