Por causa da pandemia, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) liberou que um árbitro trabalhe em jogos de times do seu país na Libertadores e na Sul-Americana, algo evitado normalmente. Um juiz brasileiro, por exemplo, poderá apitar uma partida de uma equipe do Brasil. Essa alteração é momentânea enquanto durar restrições por causa da covid-19.
A ideia é se precaver caso haja problema no embarque de algum dos profissionais escalados para as partidas — a Libertadores ainda está em sua fase de grupos, com 32 equipes participantes. Mas a Conmebol tentará evitar isso ao máximo contra possíveis decisões polêmicas — imagine a confusão de um árbitro argentino errando favoravelmente a um clube da Argentina, em outro exemplo hipotético.
Por isso que a Conmebol também fez outra alteração momentânea em suas regras e permitiu que o trio de arbitragem da partida seja composto por membros de nacionalidades diferentes — normalmente o árbitro principal e os auxiliares de campo (bandeirinhas) são do mesmo país. Agora, o juiz pode ser brasileiro e os bandeirinhas argentinos, ou então um uruguaio e outro boliviano.
Isso foi feito porque a entidade se esforçará ao máximo para que ao menos o árbitro principal consiga se deslocar entre países, para que todos os jogos tenham um profissional de nacionalidade diferente dos dois times em campo.
Dentro da entidade foi o usado o termo “casos extremos” para escalar juízes da mesma nacionalidade das equipes que se confrontam, naturalmente do time mandante já que não haveria deslocamento em voo internacional.
A Conmebol também decidiu que um jogador poderá atuar por dois times diferentes nas edições 2020 da Libertadores e da Sul-Americana, algo que não é permitido. A intenção é dar mais opção aos clubes que tenham, por exemplo, atletas emprestados a outros times em ação na competição e que possam retornar porque o contrato acabou — a Libertadores e a Sul-Americana, paralisadas desde março, só terminarão em janeiro de 2021.
Houve também a decisão de que os times visitantes só poderão ficar 72 horas nos países em que forem jogar. Os atletas não poderão deixar o hotel para passeios, somente para treinos e o jogo. Como o blog mostrou, há recomendação da Conmebol para que as delegações usem bases aéreas (militares) para os voos, com embarque e desembarque exclusivos.
Vinte e quatro horas antes da viagem será preciso enviar o resultado do teste para covid-19 de todos os membros da delegação para a Conmebol. Se houver alguém contaminado, ele obviamente será proibido de viajar.
Retirado de: UOL
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…
View Comments
Safadeza pura. É para que a Comenbol possa manipula-los.
Vai virar uma esculhambação isso aí pode crê 😂😂😂