Flamengo

Conmebol afasta árbitros brasileiros de suas competições

A Covid-19 afastou árbitros brasileiros das competições sul-americanas. Depois de desaparecerem das escalas da Libertadores e das Eliminatórias, agora a Conmebol não escalou nenhum profissional do Brasil para a segunda fase da Copa Sul-Americana, no fim de outubro. O torneio reiniciará após sete meses paralisado por causa da pandemia.

A confederação seguirá na Sul-Americana norma que impôs para a escala da arbitragem na Libertadores: os árbitros escolhidos serão de países que fazem fronteira com aquele onde o jogo ocorre e os profissionais precisam ficar no país que trabalharão o tempo todo que a etapa do torneio disputada dure. No caso da Libertadores foi toda a fase de grupos, na Sul-Americana será a segunda fase.

Cinco árbitros e seis auxiliares brasileiros foram escalados para trabalhar em países vizinhos até o fim da fase de grupos no retorno da Libertadores. Três deles pegaram Covid-19 em setembro e foram afastados — Anderson Daronco e Bruno Arleu, que estavam sediados na Argentina, e Bráulio Machado, que trabalhava na Venezuela. Os três estão recuperados e já voltaram a apitar jogos do Brasileirão.

Isso fez com que a Conmebol decidisse evitar nesse momento escalar qualquer árbitro do Brasil em suas competições. Houve também, apurou o blog, pressão de dirigentes de outros países, preocupados com os casos.

A quinta rodada da fase de grupos da Libertadores já não teve juízes brasileiros, assim como as duas primeiras das Eliminatórias. A quarta de grupos da Libertadores teve a escalação de Bráulio Machado no jogo Caracas x Libertad, marcado para 23 de setembro, mas ele testou positivo para Covid-19 e teve que ser substituído.

A Conmebol pretende avaliar a situação para as próximas rodadas das Eliminatórias, oitavas da Libertadores e da Sul-Americana mas não há certeza que teremos árbitros brasileiros em campo a curto prazo. Como revelou o blog, a Conmebol liberou que profissionais possam trabalhar em jogos de times do seu país, exceção por causa da pandemia, mas até o momento isso não foi necessário.

A Copa Sul-Americana terá reinício provavelmente com três times brasileiros: Vasco e Bahia avançaram da primeira fase e o São Paulo deve se classificar como terceiro colocado de seu grupo na Libertadores, torneio do qual já está eliminado.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

Recent Posts

Danilo revela detalhes do gol que deu o título da Libertadores ao Flamengo

A trajetória de Danilo no futebol já era marcante antes da final da Libertadores, mas…

8 horas ago

Flamengo encaminha chegada de dois reforços para 2026

Com a temporada de 2025 se aproximando do fim, o Flamengo já direciona suas atenções…

8 horas ago

Craque na NBA aparece vestindo camisa do Flamengo após título da Libertadores

O vínculo entre Joel Embiid e o Flamengo ganhou destaque novamente após o título do…

8 horas ago

Muita grana! Flamengo ultrapassa R$ 2 bilhões de receita em 2025

Com base nas informações mais recentes, o Flamengo consolidou um marco histórico em sua gestão…

8 horas ago

Pedro ainda joga pelo Flamengo em 2025? Veja a declaração do atacante

Após a conquista da Libertadores diante do Palmeiras no último sábado (29), o Flamengo voltou…

8 horas ago

Atacante deve deixar o Flamengo mesmo após título da Libertadores

Everton Cebolinha, que chegou ao Flamengo em 2022 após ser adquirido junto ao Benfica por…

8 horas ago