Destaques

Mauro Cezar Pereira: “VAR não foi devidamente testado, deveriam ter testado mais”

Adotado pelo futebol para reduzir os erros de arbitragem, o VAR tem sido criticado em sua aplicação principalmente no futebol brasileiro, inclusive com pedido de anulação de jogo após lance não revisado, no caso do Grêmio, e em erro na linha da marcação de impedimento, no caso do São Paulo.

No podcast ‘Posse de Bola #66’, Mauro Cezar Pereira diz que há má vontade de torcedores e imprensa na análise sobre o auxílio de vídeo na arbitragem do futebol, mas acredita que o sistema não foi testado o suficiente para prever questões como as que são discutidas hoje.

“Acho que aí tem dois aspectos, situações discutíveis do VAR e uma má vontade muito grande de parte da torcida e parte da imprensa também. Por exemplo, não tem o menor cabimento você debater em um programa na televisão, na internet, onde for, acertos do VAR. O VAR acertou em dez lances ‘a favor’ de um determinado time, ou seja, evitou dez vezes que determinado time fosse prejudicado, aí alguém vai lá e debate isso e diz ‘o time foi beneficiado’. Não tem benefício, foi uma correção”, diz Mauro Cezar.

“Agora, há muitos erros, acontecem muitos erros. A demora muitas vezes enorme para se analisar, essa situação do jogo Atlético-MG e São Paulo, um lance que é pouco comentado que foi o pênalti dado para o Atlético-MG contra o Goiás quando estava 0 a 0, que eu achei incrível aquele pênalti ter sido marcado com a utilização do vídeo, não vi nenhum contato do goleiro com o Sasha. São situações que mesmo com o VAR os caras cometem erros bizarros, me parece que com a frequência maior do que lá fora”, completa.

O jornalista acredita que o VAR deveria ter passado por mais testes antes de passar a ser utilizado no futebol, o que Juca Kfouri concorda e vê em estágio diferente de excelência em relação a outros esportes como basquete e tênis.

“Primeiro eu acho que o VAR não foi devidamente testado, eu me lembro que de uma hora para outra a Fifa, ‘agora vai ter vídeo’, eu acho que deveriam ter testado mais e muitas situações que estão acontecendo hoje nós deveríamos ter detectado em experiências, especialmente a situação da frustração”, diz Mauro Cezar.

“De fato, o problema é que eu acho que acabou sendo pouco testado, são diversas situações sobre as quais ninguém pensou. É diferente do que você vê na NBA, é diferente do que você vê no tênis, é diferente do que você vê em outros esportes, no futebol ainda a arbitragem eletrônica não atingiu seu nível de excelência, mas atingirá”, conclui Juca.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Mais nessa questão do são Paulo estava na mesma linha o VAR não errou quem errou foi o Juiz ,e uma coisa totalmente diferente da questão querendo colocar a culpa no sistema sendo que o sistema mostrou o certo eo juiz estando errado, não está satisfeito com o VAR não adianta reclamar Para querer acabar com o VAR pões se tem a reclamar que reclame com a FIFA vai lá fala mal da FIFA isso ninguém faz né, Brasil e um país de Reclamações isso sim só sabem Chorar.

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

18 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

18 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

18 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

18 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

19 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

19 horas ago