Confira as opções de Ceni na zaga para partida contra o Santos

Rodrigo Caio durante o clássico entre Flamengo e Botafogo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Levando em consideração a expulsão de Gustavo Henrique na partida contra o Botafogo, Ceni terá menos opções para a zaga.

O treinador do Flamengo terá uma semana para observar e escolher a dupla que mais se destacar nos treinos. Isso por conta do time ter sido eliminado nas outras duas competições que disputava (Copa do Brasil e Libertadores).

Como agora a equipe só jogará uma vez por semana, foi esquematizada uma nova logística para os treinos e recuperação dos jogadores. Uma das iniciativas é a de trabalhar separadamente com os atletas, dois por semana, na tentativa de cessar a defasagem física do elenco. A expectativa é de melhorar o desempenho do time como um todo.

Com mais tempo para alinhamento das ideias de Ceni com os jogadores e também para testar possibilidades novas, a tendência é de que o retorno volte a ser positivo e que o rubro-negro chegue cada vez mais próximo do título do Brasileirão. Das opções a serem testadas, a zaga é a que mais precisará de atenção.

Após a expulsão de Gustavo Henrique, o setor precisará de uma nova configuração, uma vez que o técnico do Mais Querido o utilizava bastante. O homens disponíveis para jogar contra o Santos são: Léo Pereira, Natan, Noga, Rodrigo Caio e Thuler. Destes, o mais provável a ser escalado é Rodrigo Caio, já que é o jogador mais experiente e com melhores números na posição.

Para dividir o espaço com o camisa 3, poderá ser escolhido o outro zagueiro que mais atuou com ele, Léo Pereira. O ex-Furacão, mesmo sendo muito criticado e cometendo diversas falhas, é o mais provável de preencher o espaço deixado.

Entretanto, caso Ceni decida testar algo novo em campo, o nome mais pedido pela torcida é Natan, já que o jovem tem se desenvolvido bem no grupo profissional e vinha ganhando espaço com o catalão, Dome. O ex-goleiro também não descartou a possibilidade de utilizar o Garoto do Ninho quando foi questionado:

“Natan é um jogador que observo todos os dias, vem crescendo, dou o máximo de atenção. Quando estiverem (referindo-se também a Ramon) prontos, vão ser usados. Sei como funciona o Flamengo e dessa tradição com os jogadores de base. Estando no momento correto, pretendo utilizá-los.”

Confira quantas vezes cada dupla foi utilizada após Jorge Jesus:

  • Rodrigo Caio e Léo Pereira: 7 jogos 
  • Natan e Gustavo Henrique: 6 jogos  
  • Thuler e Léo Pereira: 6 jogos  
  • Gustavo Henrique e Léo Pereira: 5 jogos
  • Rodrigo Caio e Gustavo Henrique: 5 jogos 
  • Noga e Natan: 2  jogos

Seja qual for a decisão da equipe técnica, deverá ser levado em consideração o adversário do confronto. O ataque do Peixe, com Marinho e companhia, já marcou 36 gols nesta edição do Brasileirão e está na briga pelo G-4 do campeonato.

A partida contra o Santos ocorrerá no próximo domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã e terá transmissão com imagens garantida pela Globo e pelo Premiere.