Flamengo

Andrade confia em nova arrancada do Flamengo: “Mudar postura”

O Flamengo patinava no Campeonato Brasileiro de 2009, e a diretoria tomou a decisão de demitir Cuca. O time seria comandado, até a definição de um novo treinador, pelo auxiliar Andrade, multicampeão pelo Rubro-negro como jogador. O resto é história. O ex-técnico demonstrou confiança no atual elenco e disse que uma nova arrancada é totalmente possível. Ele, no entanto, faz um alerta: é preciso que os atletas mudem sua postura em campo para conquistar mais um título nacional.

“Eu não tenho dúvida nenhuma. São 30 pontos em disputa e pelo elenco que tem. Agora, precisa mudar a postura, ver o que está sendo feito de errado e acreditar que é possível ainda. Eu ainda acredito no título. É só mudar a postura que tem como dar nova arrancada”, disse Andrade ao UOL Esporte.

Andrade faz questão de relembrar o tempo de atleta, inclusive. Ele lembra da geração de Zico e cia para marcar um ponto. Até mesmo aquele timaço precisava resolver algumas partidas na marra. Segundo o ex-técnico, é justamente isso que falta ao atual time do Flamengo.

“Na minha época de jogador, a gente sabia que não era sempre que ia resolver na técnica. Tinha dia que as coisas davam errado e tinha que mudar a forma de jogar. Precisam entender isso e ter uma alternativa. Não adianta só qualidade e técnica. Até usávamos um termo: “tem dias que tem que colocar a bunda no chão”. Vai precisar dar um carrinho, algo que foge das características dos jogadores mais técnicos. Para ganhar o jogo às vezes é preciso mudar”, completou.

Sobre o time de 2009, Andrade disse que foi necessária uma reunião com os jogadores logo que seu nome foi confirmado. Segundo ele, o time sofria com pressões externas, o que abalava a confiança e a união do grupo.

“Reuni os jogadores e fiz eles verem que a possibilidade de crescerem na carreira é ganhando título de expressão. Nosso objetivo era o Brasileiro. Para isso era preciso estar fechados, unidos. Vinha muita coisa de fora que acabava desequilibrando o grupo. A partir do momento que nos fechamos, as coisas começaram a acontecer”, afirmou lembrando também algumas mudanças na parte tática.

“Tínhamos dois laterais que atacavam muito e pedi maior equilíbrio. Eles [Léo Moura e Juan] passaram a subir um de cada vez e não ao mesmo tempo. Algumas outras mexidas como o Airton fazendo o terceiro zagueiro em determinados momentos da partida. Fizemos esses ajustes e paramos de tomar gols de contra-ataque. Levamos um gol em seis jogos. E o time continuava fazendo gol com um ataque maravilhoso: Petkovic, Adriano, Zé Roberto, os próprios laterais que seguiam atacando”, completou.

Andrade alivia Ceni e vê culpa maior de jogadores

Os números falam contra Rogério Ceni e isso é um fato imutável. Andrade, no entanto, acredita que a culpa não deveria recair tanto sobre os ombros do treinador. Segundo ele, os atletas não têm atravessado grande momento e são os verdadeiros responsáveis pela fase do time.

“Postura não é culpa do treinador, mas dos jogadores. Não se pode perder tantos gols como tem acontecido, pois faz falta. Se cobra muito do treinador, mas a responsabilidade maior é dos jogadores. Quando ganha, ganha todo mundo. Por que quando perde, perde só o treinador? Tem que mudar isso. Tiveram pênaltis desperdiçados, gols claríssimos… poderiam mudar a situação. Não é só o Rogério”, disse.

“Os números já dizem a verdade. É pouco, 44% de aproveitamento. Com o elenco que tem… pode melhorar muito com a qualidade do elenco que tem. O grupo tem vontade, quer jogar. Quando está sem a bola tem que se mostrar mais determinado. Retomar confiança, se entregar em campo. Mas é sempre preciso deixar claro que são os jogadores que entram em campo”, finalizou.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Concordo com o Andrade! Mas uma boa parte da culpa é do Rogério, o cara está perdido, não sabe fazer uma substituição...

  • O que eu vejo em campo quando o Flamengo ta perdendo é jogador sorrindo, caminhando como se estivesse tudo normal enquanto isso o Rogério ta na beira de campo abatido porque os medalhões não faz o que ele pede, os jogadores são os maiores culpados, ganhando salários altíssimos e dando prejuízo ao time deveriam ter era vergonha disso, os jogadores tem é que parar de caminhar e sorrir em campo e dar sangue pelo Flamengo que paga em dias. Jogadores vocês ganham alguns títulos em 2019/2020 mas vocês nunca serão igual a geração Zico, Andrade, Junior, Leandro então joguem bola pra chegarem perto. Gabigol aquela sua entrevista ta furada você não é líder coisa nenhuma essas suas reclamações tá dando prejuízo ao time você reclama muito em campo, pare! faça gol você é pago pra isso. Rogério Ceni estou com você e acredito que vai dar muitas alegria ao Flamengo.

  • HOJE, O FLAMENGO SOFRE AS CONSEQUÊNCIAS DE MUITAS INJUSTIÇAS QUE JÁ FEZ E CONTINUA A FAZER, E UMA DELAS FOI QUANDO DEMITIU O TÉCNICO ANDRADE MESMO TENDO ACABADO DE GANHAR O TÍTULO DE 2009. TUDO PORQUE PEDIU AUMENTO DE SALÁRIO LOGO APÓS O TITULO, POUS SEU SALARIO COMO AUXILIAR ERA NA ÉPOCA $50 MIL E PODERIA TER CONTINUADO COMO O TÉCNICO DO FLAMENGO, MAS A DIRETORIA NÃO SEI POR QUAL RAZÃO, NÃO O ATENDEU E O DESPEDIU..E ASSIM PASSOU 10 ANOS SEM GANHAR O TÍTULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO..

  • ANDRADE ERA MINHA APOSTA ANTES DE DOME CHEGAR. CARA SIMPLES QUE NAO TEM VAIDADE NEM DESAVENÇA COM JOGADORES. FEZ O TIME MUDAR DE POSTURA EM 2009 E ARRANCOU P CAMPEONATO MAS COMO DIZ A BIBLIA PROFETA NAO TEM HONRA NA SUA CASA.

  • Somente o próprio Andrade teria a capacidade de operar esse milagre no elenco, mudança de postura,assumir postura de homem... Rogério Ceni pode até ter boas intenções,afinal está se queimando,mas, é fraquinho demais, já perdeu o grupo!!!

  • É simples quando o jogador quer vencer e colocar o coração no bico da chuteira é levar o time a campeão ele faz. Com Ceni com Jesus, com qualquer técnico. Se eles baixa a cabeça e jogar ninguém segura. Mais infelizmente não vamos ganhar porcaria nenhuma enquanto a vaidade prevalece.

  • Super concordo contigo Andrade, na teoria é super possível. Mas se a equipe ficar perdendo pontos bestas por jogar sem vontade e Ceni ficar inventando jogador na posição errada ou deixar jogando quem está mal, dificilmente vai dar. A culpa é 60% do elenco, sempre foi desde a era Dome, que por sinal foi melhor que Ceni!

  • Segundo ele, os atletas não têm atravessado grande momento e são os verdadeiros responsáveis pela fase do time. Dize o Andrade e eu concordo plenamente com ele , a culpa não é do Ceni e sim dos jogadores!!

Recent Posts

Pep Guardiola confirma onde vai trabalhar na próxima temporada

A temporada 2023/24 da Premier League foi marcada pelo domínio do Manchester City, que, sob…

13 minutos ago

Zico é questionado sobre a situação de Gabigol no Flamengo

Na última quinta-feira (16), os torcedores do Flamengo foram surpreendidos com a viralização de uma…

22 minutos ago

Liverpool oficializa substituto de Jürgen Klopp

Jürgen Klopp encerrou sua jornada no Liverpool no último domingo (19), deixando um legado após…

25 minutos ago

Jogos do Brasileirão podem ir parar no YouTube

Jogos do Brasileirão podem ir parar no YouTube

38 minutos ago

Jorge Jesus acerta o seu novo contrato para a próxima temporada

Jorge Jesus decidiu permanecer à frente do Al-Hilal. Segundo informações do portal "Mais Futebol", de…

39 minutos ago

Brasileiro vai ganhar 203 milhões de indenização da FIFA

Depois de uma extensa batalha judicial que durou 23 anos, Heine Allemagne, um inventor mineiro,…

3 horas ago