Flamengo

Mauro Cezar Pereira critica marketing do Flamengo

Com dois títulos brasileiros, um da Libertadores, além de taças como a do Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, o Flamengo vive um dos períodos mais vencedores em sua história recente, resultados que não foram suficientes para evitar o déficit no balanço financeiro de 2020, apresentado recentemente pelo clube.

No podcast Posse de Bola #114, Mauro Cezar Pereira afirma que os valores poderiam ser mais favoráveis ao clube rubro-negro no caso de uma atuação melhor de seu departamento de marketing.

“O marketing do Flamengo é fraquíssimo, não por acaso o Flamengo tem alguns patrocinadores meio mequetrefes, uns aí que não pagaram, que estão na Justiça, agora fecharam com uma empresa que foi criada há um ano. O Flamengo no melhor de sua história em décadas é incapaz de conseguir patrocínios mais robustos”, diz Mauro.

“Tem a pandemia e tudo, mas e aí? Alguma coisa tem que sair, as empresas continuam divulgando suas marcas. Guardadas as devidas proporções, o Manchester United conseguiu um novo patrocínio na Inglaterra que continua sendo o maior da Premier League, a partir da próxima temporada. Ele perde o patrocínio atual, que era disparado o maior, não consegue um igual, mas ainda assim maior do que todos os rivais. Ele não é o líder do campeonato e não está na Liga dos Campeões, não vive o melhor momento de sua história, ao contrário do Flamengo”, completa.

O jornalista destaca que o Flamengo em um período vencedor tem como seu patrocinador principal um banco estatal, obtido mais por uma articulação política do que pelo trabalho do departamento de marketing, e considera que o clube poderia atingir uma arrecadação maior com a venda de mais propriedades publicitárias de forma eficiente.

“Viveu nesses últimos dois anos os seus melhores momentos em décadas e o Flamengo não consegue nada de especial, até o Banco de Brasília ali que patrocina é uma coisa meio política, o governador de Brasília, o banco estatal, o cara é Flamengo, aí tem lá um diretor do Flamengo que é meio que um lobista, transita no meio dos políticos, participou ali daquela aproximação, digamos assim, então, é muito fraco”, diz Mauro.

“É muito aquém e fosse mais competente, talvez o Flamengo até virasse esse ano praticamente sem déficit, virou com déficit de R$ 100 milhões, mas com quase R$ 90 milhões a receber de receitas do ano passado, que devem aparecer no balancete trimestral do clube, nas próximas semanas, mas o marketing continua sendo muito ruim”, conclui.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Incrível ter torcedor fanático ao ponto de passar pano pra algo que obviamente está ruim. Depois vem chamar jogador de mercenário porque o clube NÃO TEM DINHEIRO PRA CONTRATA-LO. Ou apoiar destaques da base serem vendidos a preço de banana.

    Não é só culpa da pandemia.

  • Quem vem fazendo bem o dever de casa no marketing é o Bahia com o Leno ou Leoni, não lembro o nome. O Fla está precisando de um cara assim. O q ele não faria numa potência nacional/internacional como o Flamengo?

  • Concordo que nosso marketing é fraquíssimo..Pela grandeza do mengao,deveríamos ter o maior patrocínio da América.

  • E outra só se preocupam com o futebol como se os outros esportes não existissem, porra o voley foi um puta sucesso de mídia de audiência tanto que o contrato foi renovado e o diretor de esportes olímpicos do clube disse que já tem um patrocínio quase acertado somente pro voley pra poder montar uma equipe mais forte e brigar pelo título, ele sabe que ele não for atrás esse marketing não vai e os outros esportes do clube tirando o basquete o Flamengo tem que ser gigante em tudo porra!!!!

  • Eu concordo em partes muitas partes com o Mauro é fraquíssimo mesmo esse Marketing, esse cara que comanda a pasta cara ele só esta ali porque é amigo dessa diretoria sinceramente o Flamengo deveria ter no minimo no departamento gente do ramo os melhores do Brasil, paga o que o cara merece e fala, olha amigo vocês estão aqui porque são os pica da galáxia então façam meu time bombar no marketing, quero minhas redes sociais bombando, quero meu sócio torcedor o mais foda do Brasil, em fim façam acontecer em todos dos níveis, mais esse Gustavo Oliveira é muito muito mais muito fraco nossa senhora, concordo muito com o Mauro!!!!!!!

  • Não acho Tao fraco assim não só acho que como ganhou tudo tá achando que pode pedir oque quer e vão pagar mais nao e bem assim não estamos em tempos de pandemia,todas as empresas de todos ramos caíram a receita , e outra coisa que dificulta e essa praga de briga política e briga por egos que no Flamengo nunca acaba

  • Concordo em partes, pois o marketing conseguiu valorizações nos espaços do uniforme. Porém continua fraquissimo em ações, o sócio torcedor poderia receber melhorias, principalmente para aqueles que são de fora do RJ. Que se estão ali é porque querem contribuir com o clube pois pouco recebem de volta. Poderia para incentivar esses torcedores sortear ingressos para quando o time for jogar na cidade deles, enviar brindes como camisa de treino que sai a um valor baixo pro clube. E ainda tem a parte dos jogadores, o clube não usa em nada o que investe em direito de imagem. Usa a imagem deles pra propaganda dos patrocinadores vende algo além da exposição da camisa. Muito mal fizeram boneco do gabigol, BH e gerson. Mas isso não é só culpa do flamengo, o futebol brasileiro não sabe fazer marketing.

  • Dizer que o Marketing do Flamengo é fraco é chover no molhado. Disso a gente sabe desde a gestão Bandeira de Melo, todavia não dá para negar que conseguimos valorizar nossa marca e nosso uniforme. O que vejo o Marketing do Fla pecar mais é na articulação com outras áreas como a Comunicação e no programa de sócio torcedores. Se eu fosse o Depto de MKT do Fla lançaria um programa de sócio torcedor com um valor mínimo, tipo 20 reais por mês com pelo menos um benefício de descontos nos produtos do Fla e aumentaria o desconto se possuísse cartão BRB Flamengo. É inadmissível um clube ter mais de 40 milhões de torcedores e chegar a no máximo 150 mil torcedores em meados de outubro de 2019, mais ainda como está: todo organizado, sempre favorito a conquistar títulos e conquistando todo ano!

Recent Posts

Negócio fechado! Flamengo assina contrato de 460 milhões

Após meses de negociações, o Flamengo e a Pixbet chegaram a um novo acordo de…

3 horas ago

A declaração de Marcos Braz sobre Gabigol, no Flamengo

O Flamengo declarou encerrada a crise causada pela foto de Gabigol vestindo a camisa do…

3 horas ago

Qual camisa Gabigol vai usar no Flamengo?

O ex-camisa 10 do Flamengo, Gabigol, adotou o número 99 após a recente polêmica. A…

9 horas ago

Diretoria busca reforço, Gabigol solta nota oficial e Flamengo sofre derrota na Justiça: veja as últimas notícias do Flamengo

Recentemente, as notícias sobre o Flamengo têm se concentrado nos bastidores do clube, com destaque…

15 horas ago

Dirigente do Corinthians se manifesta sobre Gabigol

Gabigol, atacante do Flamengo, esteve no centro das atenções e de controvérsias após a divulgação…

22 horas ago

Gabigol emite nota oficial após receber punição do Flamengo

O Flamengo decidiu multar Gabigol e retirar a camisa 10 do jogador após a divulgação…

1 dia ago