Flamengo

Flamengo aposta na evolução de Arão para avançar e melhorar defesa

A boa campanha do Flamengo na Libertadores, que pode levar a classificação antecipada hoje às oitavas de final, em caso de vitória sobre o Unión La Calera, no Chile, às 21h30, vem acompanhada de um alerta para as fases seguintes: o rubro-negro é o time que ocupa a liderança com mais gols sofridos entre todos os oito grupos da competição: cinco. Embora tenha o ataque mais positivo ao lado de Inter e Palmeiras, com dez gols, a equipe carioca tem buscado, sob o comando de Rogério Ceni, aperfeiçoar seu sistema defensivo desde o fim do ano passado.

Esse processo coincide com a decisão do treinador em recuar Willian Arão de volante para zagueiro. O objetivo era melhorar a construção das jogadas ofensivas desde a defesa. O intuito tem sido alcançado, e o camisa cinco apresentando bons números desde que passou a exercer a função, contra o Palmeiras, em 21 de janeiro, na reta final do Brasileiro. Desde então, são 16 partidas. Do fim da temporada anterior para a atual, o aproveitamento do Flamengo com Arão na função saltou de 76% para 81%. Mas o número de gols sofridos passou de 6 em 6 jogos para 12 em 9 partidas . Cinco deles nas primeiras três rodadas da fase de grupos, contra Vélez, La Calera e LDU.

Os números individuais de Arão, por sua vez, estão acima da média. Na equipe, ele é o o jogador quem tem o maior percentual de acerto de passes na competição. Sua consolidação na função foi planejada por Ceni e seus auxiliares de forma gradual. Com mais de 100 dias na posição, Arão diz sempre que está disposto a exercer o papel inédito na carreira para o bem do time.

— Me colocar como zagueiro é uma demonstração da confiança em mim. Tento aprimorar as funções para ajudar ainda mais — diz.

O recuo de Arão começou no Flamengo com Jorge Jesus. De segundo para primeiro volante. Na época, treinava com os zagueiros sob supervisão do auxiliar João de Deus. Com Ceni, a observação levou a conclusão que haveria melhora na saída de bola e menor pressão adversária diante da maior posse. A situação já foi vivida no Flamengo por Jayme de Almeida. Antes de se consagrar como zagueiro do clube, jogou no meio-campo, e acredita que o movimento é válido no time atual.

— Quando você está sendo atacado, rouba a bola e sai com um bom passe. E na saída, diante da boa marcação facilita a transição do meio-campo para o ataque. Arão tem boa impulsão, faz gol, e como zagueiro tem rendido muito bem — elogia Jayme.

Arão fará dupla com Bruno Viana, já que Rodrigo Caio é desfalque, ao lado de Diego Alves, Gérson e Michael.

Retirado de: Extra

Equipe Gávea News

View Comments

  • O Mengão tá muito bem com arão na zaga e o meio campo também com Diego de volante, só quem não conhece futebol ou quem começou a conhecer de 2019 pra cá é quem reclama ou critica, isso Já aconteceu muitas vezes de jogador volante cair pra zaga e dar certo até em copa do Mundo já aconteceu o problema é que o Flamengo tem muito torcedor nutela cheio de mimimi que nunca sofreu esperando 38 anos por uma Libertadores já começou a torcer ganhando nunca não entende que no futebol se ganha e se perde.

  • Penso que Arão, deve voltar a jogar na posição de origem, ou seja, de volante. Futebol, não é para amador e disputar libertadores e mundial é coisa muito séria...

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

12 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

12 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

12 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

13 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

13 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

13 horas ago