Flamengo

Filipe Luís na zaga é o teste em La Calera que pode arrumar o Flamengo

O Flamengo não jogou bem no Chile. A grama artificial seca que prendia bola e pernas pode ter atrapalhado, assim como a queda de confiança com os erros de Bruno Viana no primeiro gol e o toque contra as próprias redes de Willian Arão no segundo do Unión La Calera.

Mas o desempenho coletivo deixou a desejar pelos muitos erros individuais também no ataque, com passes equivocados e sem a fluência das últimas partidas. Everton Ribeiro voltou a errar demais e Bruno Henrique praticamente não produziu pela esquerda.

De louvável, a força mental para não desmanchar em 26 minutos com os 2 a 0 e a persistência no jogo voltado para o ataque, mesmo depois do empate com gols de bola parada: Gabigol de pênalti, o 17º do maior artilheiro do clube, superando Zico, e Willian Arão de cabeça completando cobrança de escanteio da direita de Arrascaeta.

Foram 15 finalizações, sete no alvo. 71% de posse de bola, 86% de acerto nos passes. Sofreu, porém, seis finalizações, quatro na direção da meta de Gabriel Batista e duas entraram. O diagnóstico de Rogério Ceni e Diego Ribas após a partida está correto: os adversários costumam chegar pouco, mas conseguem vazar a defesa rubro-negra.

Mas uma substituição aos 37 minutos do segundo tempo chamou atenção. Pelo inusitado e também pela mudança em campo, mesmo que por poucos minutos: saiu Bruno Viana, entrou Ramon. Filipe Luís foi para o miolo da defesa, o que significou o Flamengo em campo sem um zagueiro de ofício, já que o companheiro era Arão. Das outras vezes em que isso aconteceu, a ideia era reforçar a defesa, formando uma linha de cinco com a entrada de Renê.

Desta vez a proposta foi ultraofensiva. Matheuzinho e Ramon nas laterais, Diego, Everton Ribeiro e Arrascaeta no meio-campo, Gabigol, Pedro e Bruno Henrique na frente. Se a pressão final não resultou na virada, ao menos sinaliza uma possibilidade de arrumar de vez o time de Ceni.

Com todos disponíveis, é possível pensar numa zaga com Rodrigo Caio e Filipe Luís. Dois jogadores técnicos e mais confiáveis, inclusive em termos de concentração, grande lacuna de Arão, Bruno Viana, Gustavo Henrique e Léo Pereira. Além disso, a estrutura da saída de bola mudaria pouco com Arão voltando ao meio-campo. Ou até “oficializando” os três na última linha de defesa.

Porque a equipe passaria a ter em Ramon um ala pela esquerda. Agressivo, que busca a linha de fundo e abre o campo, assim como Isla faz pela direita. Assim Bruno Henrique e Arrascaeta poderiam vir para dentro sem a preocupação de deixar um no setor para dar amplitude. Esse é o grande “buraco” nos mecanismos de ataque, subaproveitando o melhor jogador da Libertadores 2019, que formou dupla histórica com Gabigol no time de Jorge Jesus.

É claro que foi um teste e o ajuste não é simples, embora Filipe Luís seja um defensor completo, bem diferente do típico lateral formado no Brasil. Mas deixaria a equipe mais bem distribuída em campo e aproveitando melhor o potencial de seus principais jogadores.

Se der certo, o “sacrifício” dos dois pontos deixados no Chile com o placar de 2 a 2 que tirou os 100% de aproveitamento terá valido a pena.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Está escrevendo merda, quando que grama sintética prende a bola? Vai falar bosta assim lá longe. Outra coisa: Já não chega colocar o Arão na zaga, agora que colocar o Felipe Luiz? Vai fazer merda assim lá em São Paulo, FORA ROGÉRIO CENI!!!!

    • Alberto, eu sei que grama sintética faz a bola rolar mais rápido, entretanto, também achei que a bola parecia que estava "prendendo". Cheguei a comentar isso com a minha esposa durante o jogo. Acho até que a primeira falha do BV, quando ele atrasou a bola no fogo para o goleiro, foi porque ela "prendeu", além dele ter feito besteira. De qualquer forma não é descullpa. O Flamengo está tomando muito gol. SRN.

  • Nada haver isso sim recuar o F.L é de longe tirar também o potencial do passe refinado que ele tem no apoio ao ataque. Na verdade para o momento, a escalação deveria ser: Gabriel, Gustavo, Bruno, Arão, Matheuzinho, Felipe, Diego, Vitinho, B.H (se bem esta merecendo ser banco) Gabriel e Arrasca.
    E quando Gerson estiver disponível sai Diego (tá jogando muito, mas pelo elenco que tem, alguém vai se sacrificar, o mesmo caso de Pedro)

  • É DE UMA IMBECILIDADE INCRÍVEL, MANDAR O NATAN EMBORA, QUE SEM DÚVIDAS É MELHOR QUE TODOS QUE ESTÃO LA E FICAR NESSE JOGO DE EMPURRA AGORA.

  • Só pode estar de sacanagem. Contrata zagueiro porra. Deixaram Natan ir embora a preço de pinga, agora querem trazer Felipe pra zaga? Burrice dmais

  • Aí é demais!!! Se FILIPE LUIZ for para a zaga, quem vai apoiar o ataque????? Renê????????
    Tá de sacanagem. Tem de fazer o arroz com feijão. Primeiro jogo onde Bruno Viana comete falha e já virou vilão? Nathan também errou um jogo e foi detonado!!! zagueiro promissor.
    Aí ele quer insistir em Léo Pereira que falhou em diversos jogos? Acerta a zaga com dois zagueiros de origem !!! Bruno Viana e GH, mesmo esse último também ter falhado muito, apresentou melhora. ARÃO NÃO É ZAGUEIRO!!!!! ELE É CABEÇA DE ÁREA!!!!!! FORA CENI !!!!!

    • Perfeito seu comebtário não sei da onde esse auxiliar de treinador tirou Arão como zagueiro ontem deixou varias vezes o Bruno Viana exposto sózinho na zaga #ForaCeni Burro pra caralho, porra isso aqui é Flamengo!

  • Mesmo com os títulos que ganhou eu não acredito em Rogério Ceni como técnico do Flamengo e invenção uma atrás da outra agora vão falta testar um atacante no gol fora Ceni

  • E mais uma invenção o Flamengo precisa de zagueiro urgente não dar p ficar inventando Bruno Viana e Arão na zaga e brincadeiras só um técnico burro o lugar do Arão e na cabeça de área e arruma zagueiro porque na hora que pegar uma equipe qualificada vai levar e muitas goleadas

    • Natan é fraco e já tinha se achado o cara só porque foi para o profissional não está nem jogando no Red Bull falta muito pra se tornar um bom zagueiro tanto que aconteceu o mesmo com neneca que subiu a cabeça e já se achava craque

  • Inventando moda ! O cara joga a vida toda numa posição e agora na hora de aposentar você acha que ele vai aprender a ser zagueiro ? Só quem não entende nAda de futebol poderia pensar nisso !

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

12 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

12 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

12 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

12 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

12 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

12 horas ago