A confirmação da final da Libertadores e da Sul-Americana de 2021 no Uruguai tem como principal motivação a possibilidade de presença de público no estádio Centenário, em Montevidéu, já que o país está com quase 40% da população imunizada com a vacina contra a Covid-19.
A possibilidade anima a Conmebol e os clubes participantes. Segundo ‘O Globo’ apurou, a entidade projeta a presença de torcida parcial de forma gradativa ao longo das fases decisivas, até chegar na grande final, dias 6 (Sul-Americana) e 20 de novembro (Libertadores).
A liberação do público parcial ou total vai depender das conversas com as autoridades locais de cada país. No caso do Uruguai, conforme a população for ainda mais vacinada, a expectativa é de presença total do público local na grande decisão.
“O Conselho da CONMEBOL decidiu designar a capital uruguaia como a sede das finais únicas dos dois torneios de clubes mais importantes da América do Sul. Devido às circunstâncias excepcionais causadas pela pandemia da COVID-19 e buscando as melhores condições sanitárias possíveis, o Conselho adotou a decisão considerando principalmente a situação epidêmica projetada para novembro. Neste sentido, o Uruguai planeja vacinar uma alta porcentagem de sua população até julho, o que colocaria o país entre os mais seguros do continente nas datas programadas para as finais”, diz a nota da Conmebol.
A capital uruguaia nem era uma das opções iniciais. Entre os estádios concorrentes estavam dois brasileiros: o Morumbi, em São Paulo, e o Beira-Rio, em Porto Alegre. Porém, dois pontos influenciaram a escolha: o governo uruguaio foi fundamental na articulação com o laboratório chinês Sinovac, que forneceu 50 mil doses da vacina contra a Covid-19 à Conmebol, para serem cedidas aos clubes de futebol do continente. Além disso, o Uruguai é o país que mais aplicou a primeira dose do imunizante.
Retirado de: O Globo
Após a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Bahia, no sábado (10),…
Em uma partida marcada por reviravoltas e intensidade, o Vitória derrotou o Vasco por 2…
Na noite deste sábado (10), o Corinthians foi superado pelo Mirassol por 2 a 1,…
O Flamengo superou a pressão das arquibancadas e venceu o Bahia por 1 a 0…
O atacante Antony, atualmente emprestado ao Betis, vive uma fase singular em sua carreira. Revelado…
Durante um momento descontraído fora dos gramados, Lamine Yamal protagonizou uma cena curiosa ao ser…
View Comments
Como pode querer comparar um país como o Uruguai com o Brasil? Brasil é continente em relação a vários países. O Uruguai tem aproximadamente três milhões e meio de habitantes. Quer que desenhe ou deu pra entender a Proporção?
O Brasil é um péssimo exemplo para qualquer país, devido a corrupção e má administração dos políticos,seja no âmbito municipal, estadual e governamental!
A população do Uruguai é do tamanho da população soteropolitana. Terceira maior população entre as capitais brasileiras.
Em números totais, o Brasil já vacinou 12 vezes a população do Uruguai. Porém, em números proporcionais, eles estão mais adiantados.