Dirigente do Flamengo teme por convocações e critica calendário

Tite durante coletiva de imprensa do Brasil (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com elenco multicampeão em casa, o Flamengo já conquistou vários títulos e, com a visibilidade ganha, agora carrega o “fardo” de ter vários integrantes do elenco despertando interesse de Seleções Sul-Americanas.

Entrando em fase importante para sua classificação nas oitavas de final da Libertadores, sua estreia no Brasileirão e na Copa do Brasil, o Mais Querido esbarra em um obstáculo que poderá fazer grande diferença no desempenho do time: as convocações para as Eliminatórias da Copa do Mundo.

Levando em consideração a atual situação do país em relação ao enfrentamento da Covid, vários clubes europeus já indicaram que não liberarão seus jogadores para viajarem ao Brasil. Assim, boa parte dos atletas que possuem cadeira cativa na Seleção Brasileira poderão ficar de fora das próximas partidas a serem disputadas no início do mês que vem.

Neste contexto, existe a possibilidade de até 6 jogadores brasileiros serem convocados por Tite. São eles: Rodrigo Caio, Gerson, Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. Além destes, Arrascaeta e Isla também são frequentemente convocados para atuarem por Uruguai e Chile, respectivamente.

Preocupado com a possibilidade de perder muitos de seus atletas de uma só vez, Bruno Spindel confirmou que o clube da Gávea teme pela convocação desta sexta-feira (14) . O Diretor Executivo de Futebol também criticou o calendário das competições Sul-Americanas.

— A gente entende que não seria justo, impacta no equilíbrio esportivo da competição. Já não é justo pela forma que o calendário é feito, coloca em risco o equilíbrio e ainda tira o brilho. No lugar de incentivar que os clubes tenham atletas de seleção, o calendário acaba punindo. A posição do clube é essa, a gente se preocupa muito e a instituição vai lidar com os problemas conforme eles forem surgindo.

— A gente vai precisar lidar com isso. A gente fica feliz com convocação, é uma chancela ao trabalho do clube, do treinador, dos atletas, mas hoje traz um custo alto de performance, não me parece justo. Em vez de ser premiado pelo trabalho, o calendário acaba punindo de forma severa. Nenhum clube resiste em performance ao perder seis atletas em Data Fifa. É risco de saúde, performance e desempenho.

Enquanto a CBF não divulga a lista de convocados, o elenco rubro-negro treina normalmente com foco no clássico deste sábado (15). O duelo contra o Fluminense ocorrerá às 21h05 (horário de Brasília) e será transmitido pela Record.