Escudo do Flamengo é exposto próximo a um dos gols, no gramado do Maracanã (Foto: Daniel Castelo Branco)
As críticas dos argentinos à qualidade dos gramados brasileiros trazem à luz um ponto crucial que tem sido deixado à margem na discussão sobre a qualidade do futebol que se joga no Brasil.
Tanto Lionel Messi, o craque, quanto Lionel Scaloni, o treinador, espinafraram o campo do Estádio Nílton Santos, palco da partida de estreia das seleções da Argentina e do Chile (1 a 1) na Copa América, na noite de segunda-feira (14).
E com toda razão. Na Copa América de 2019, o mesmo Scaloni já havia se queixado dos gramados brasileiros. E Carlos Queiroz e Rafael Dudamel, na época respectivos treinadores de Colômbia e Venezuela, o acompanharam nas críticas. Fonte Nova, Arena do Grêmio, Mineirão e Maracanã – nenhum deles foi aprovado por treinadores e jogadores daquela edição. Um fator básico, ignorado pela CBF e pelas federações promotoras das competições do país.
Os gramados dos nossos estádios envergonham o futebol brasileiro num momento em que dividimos as atenções com as partidas da Eurocopa. A qualidade do terreno de jogo é fundamental para a execução de um bom passe, e vital para os dribles e arremates.
Messi, por exemplo, disse que o gramado do Nílton Santos não permite o jogo rápido e dificulta a condução da bola. E estamos falando do Messi, e não dos jogadores do Botafogo.
Duvido que o tcheco Patrick Schick teria a mesma eficiência daquele chute a 51 metros de distância do goleiro da Escócia se o campo não fosse regular. Queria ver ele fazer aquele segundo gol se em vez do Hampden Park, em Glasgow, estivesse no Engenhão, onde Messi abriu o placar em bela cobrança de falta.
Mas o pior é saber que a grita de treinadores e jogadores de fora do país, a maioria acostumada aos gramados europeus, não será capaz de produzir efeitos. No Brasil, esta questão estrutural (ainda que primária) é tratada com desdém até mesmo pelos torcedores. São poucos os que se importam com o fato de seus clubes não zelarem pela qualidade do piso.
E lembrem-se que o Flamengo, por exemplo, já perdeu titulares por contusão por causa do gramado do estádio que o próprio clube administra. Aliás, os dirigentes esperam apenas a renovação da concessão do Maracanã (o edital ainda não foi divulgado) para estudar melhorias. Dentre elas, a possibilidade de implantação de campo híbrido, que mistura gramas natural e artificial. Segundo especialistas envolvidos no projeto, é o que faz dos gramados europeus verdadeiros tapetes.
Retirado de: Gilmar Ferreira
Na noite deste sábado (10), o Corinthians foi superado pelo Mirassol por 2 a 1,…
O Flamengo superou a pressão das arquibancadas e venceu o Bahia por 1 a 0…
O atacante Antony, atualmente emprestado ao Betis, vive uma fase singular em sua carreira. Revelado…
Durante um momento descontraído fora dos gramados, Lamine Yamal protagonizou uma cena curiosa ao ser…
Às vésperas do aguardado confronto entre Barcelona e Real Madrid, válido pela La Liga, a…
O Botafogo-SP oficializou o lançamento do seu novo uniforme principal para a continuidade da temporada…
View Comments
É sempre essa mesma história, o Flamengo tinha era que reformar a gávea e fazer uma arena ou estádio lá pois tem bastante espaço. Dificilmente a prefeitura e o governador vai aceitar que o clube faça em outro lugar para ser obrigado a jogar no Maracanã.
Na Gávea a prefeitura não autoriza por causa da associação de moradores que não querem. Já fui a muito jogo por lá nos anos 80 e 90. Show de bola. Somos refém do sistema
Faz parte da nossa história mas não cabe mas, pos é muita politicagem. Um clube do tamanho do flamengo já passou da hora de ter seu próprio estádio o que essa diretoria não entende é que pode construir até em Marte que vai lotar
O Flamengo tem que construir seu proprio estádio, este discurso de que o Maracanã é nosso, não justifica enquanto existir interesses políticos e outros clubes pra administrar, a área do CT seria um ótimo local, ainda tem nas redondezas terrenos pára serem adquiridos, pq não?
para de sonhar cara, não é possível que em pleno 2021 ainda tenha torcedor que não entenda os motivos pelos quais o Flamengo nunca construiu um estádio próprio.
além do mais, é muito mais barato reformar o gramado do Maracanã do que investir centenas de milhões em um estádio que dará manutenção parecida com a do Maracanã.
Só pode ser delírio de torcedor iludido, burro, fanático e sonhador. Ainda bem que essa galera não faz parte da diretoria do Flamengo.
Concordo com você, e se pedisse ajuda para a nação rubro negra, com certeza seriam ajudados para a construção do estádio... Eles parecem que não sabem da força da nação... Mengão 3x0 hoje...🔴⚫🔴⚫
Não vai adiantar porque vai dividir o Maracanã com o fluminense e mais o Vasco que quer levar uns jogos pra lá quando voltar o público. Na Europa os gramados são melhores não só pelo tratamento, mas também pelo quantidade de jogos que são muito menores. Flamengo tem que transformar a gávea em uma arena acústica e levar os jogos de menor apelo para lá. Já tem um projeto para essa arena, o maior empecilho são os moradores, nada que uma demonstração do projeto ajude a convencer.
Flamengo precisa construir uma arena pra chamar de sua. Sou flamenguista e gostaria muito de nós termos nossa própria casa!
Só uma coisa justifica a construção de um estádio, que seja para 100.000 pessoas, senão o maraca é nosso desde sempre, fica muito bem localizado e faz parte da nossa história.
Concordo 👍👍👏👏👏