Andreas Pereira em ação pelo Manchester United (Foto: Mattew Peters/Manchester United)
Há uma discreta lógica nas contratações do Flamengo neste meio de temporada. O clube prepara a troca da vitoriosa geração de 1985 por outra pelo menos 10 anos mais nova, nascida a partir de 1995, 1996 e 1997. Aos poucos, Diego Alves, Filipe Luís e Diego Ribas devem começar a sair de cena para a entrada em cartaz de Kenedy, Andreas Pereira e outros parceiros contemporâneos de Gabriel Barbosa, Thiago Maia e Léo Pereira na Seleção Brasileira que disputou o Sul-Americano e o Mundial Sub-20 de 2015. Pode até ser coincidência, mas a proximidade na faixa etária deles indica uma fórmula, um conceito de rejuvenescimento com a qualidade de jogadores experimentados em times e ligas de altíssimo nível da Europa.
Há seis anos, o Brasil disputava duas competições continentais sob a batuta de dois técnicos diferentes. Alexandre Gallo levou a Seleção ao quarto lugar no Sul-Americano Sub-20 de 2015, na Argentina. Rogério Micale herdou a prancheta para o Mundial da categoria, na Nova Zelândia. Decidiu o título contra a Sérvia e amargou o vice-campeonato na prorrogação.
Coincidentemente, ao anunciar a contratação de Kenedy e se aproximar do acerto com Andreas Pereira, o Flamengo está próximo de reunir, no Ninho do Urubu, até cinco jogadores que fizeram parte daquela safra. Todos com passagem pela Seleção Sub-20. Podemos até batizá-la de “Geração Gabigol”. Vamos por partes.
Gabriel Barbosa, Léo Pereira, Thiago Maia e Kenedy estavam juntos no Sul-Americano Sub-20 de 2015. Com eles também estava Gerson, vendido recentemente pelo Flamengo ao Olympique de Marselha. Com a troca de Alexandre Gallo por Rogério Micale houve mudança no elenco para o Mundial. O zagueiro Léo Pereira permaneceu no grupo e ganhou a companhia de Andreas Pereira. Kenedy só não participou da campanha do vice-campeonato devido a uma apendicite. Deu lugar a Malcom.
Elenco do Flamengo pode ter até cinco jogadores que atuaram juntos na Seleção Brasileira no Sul-Americano e/ou no Mundial Sub-20 de 2015: Gabigol (24 anos), Thiago Maia (24), Léo Pereira (25), Kenedy (25) e Andreas Pereira (25). A média de idade deles é de 24,6 anos. Gerson (24) seria mais um integrante da “Geração Gabigol” nascida em 1995, 1996 e 1997, mas foi vendido ao Olympique de Marselha
Há outra lógica no oportunismo de mercado do Flamengo. O clube está atento a promessas que refugam na Europa, mas acumularam experiência suficiente para elevar o nível técnico do time. Gabriel Barbosa não vingou na Internazionale e no Benfica, mas virou ídolo no Flamengo.
Gerson teve altos e baixos na Roma e na Fiorentina, porém, deixou um vácuo no meio de campo rubro-negro. Pedro não se firmou na Fiorentina e foi comprado pelo Flamengo. Thiago Maia começava a ficar para trás no Lille e topou o convite para reforçar o clube carioca.
Pode ser mera coincidência, mas há lógica no mercado rubro-negro. Repito: Gabriel Barbosa, Thiago Maia, Léo Pereira, Kenedy e Andreas Pereira fizeram parte de um projeto que interessa ao futuro do clube carioca. Uns chegaram em definitivo. Outros por empréstimo. A fusão com outros jovens como o centroavante Pedro faz parte da fórmula de rejuvenescimento de um elenco em metamorfose, mas ainda extremamente promissor.
Retirado de: Correio Braziliense
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…
View Comments
Trocaram o estagiário 😆😆
Matéria top.top.top..daa galaxias .... gostei tanto que até li DUAS X (vezes).😌😌😌😌
Até que enfim uma matéria interessante!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Concordo plenamente !
Perfeito raciocínio
Pode ser que dê certo ! Vamos esperar pelo futebol desses dois : KENEDY e ANDREAS PEREIRA !
Visão foda ! Parabéns pela matéria