Flamengo

Muito além de reforços: Ida à Europa estreita relação do Flamengo com ingleses

O tour de Bruno Spindel e Marcos Braz, diretor de futebol e vice de futebol do Flamengo, respectivamente, surtiu efeito: Kenedy, do Chelsea, e Andreas Pereira, do Manchester United, foram contratados, e Rodrigo Muniz vendido ao Fulham. O que há de comum nessas três operações? Todas envolveram clubes ingleses, um mercado que a atual gestão queria estreitar relação e, enfim, conseguiu.

Durante os 15 dias que ficaram na Europa no começo de agosto, Braz e Spindel não conseguiram viajar para Inglaterra por conta das restrições causadas pela pandemia da Covid-19, mas isso não impediu de terem êxitos. Entre uma viagem e outra, com Portugal, França e Espanha no roteiro, os dirigentes do Flamengo aproveitaram para ter reuniões com pessoas envolvidas nas três negociações mencionadas acima e deixaram o caminho aberto para futuras tratativas.

O momento do clube, tanto dentro quanto fora de campo, com crédito no mercado, faz com que a credibilidade do Rubro-Negro nas conversas esteja nas alturas, abrindo o leque da diretoria para o futuro. Um bom exemplo foi a relação criada com o também time inglês Middlesbrough.

O Boro, como é chamado na Inglaterra, esteve próximo de contratar Rodrigo Muniz, mas perdeu na concorrência para o rival Fulham. Por outro lado, a postura de Braz e Spindel durante as tratativas, evitando que soasse como um leilão do Flamengo, agradou e muito ao Middlesbrough.

Inclusive, o nível de relação foi tão alto, que o presidente e proprietário do Middlesbrough, o empresário Steve Gibson, gostou da forma como Braz e Spindel tratava o assunto e resolveu conversar diretamente com a dupla rubro-negra, o que é raro acontecer nas operações do time inglês.

Por ser um mercado com muita visibilidade e que envolve altas cifras, o Flamengo, além de ter ficado satisfeito com o desfecho da venda de Rodrigo Muniz ao Fulham, ainda viu um elo sendo criado com o Middlesbrough e um caminho aberto para prosperar em um futuro próximo.

Além disso, quando retornaram ao Brasil, Braz e Spindel já haviam iniciado as conversas por Kenedy e Andreas Pereira. Com a ajuda de Giuliano Bertolucci e Kia Joorabchian, dois dos mais renomados agentes do futebol mundial, a dupla rubro-negra mantinha contato com Chelsea e Manchester United.

Durante as conversas, os dois clubes ingleses puderam perceber como a cúpula do Flamengo trabalha e se comporta nas negociações. Os dois clubes gostaram da forma como Braz e Spindel souberam lidar nas conversas, cumprindo com o que combinavam, deixando sempre claro o que estavam dispostos a fazer.

Com o sucesso nas contratações de Kenedy e Andreas Pereira, o resultado foi ainda mais comemorado pelo Flamengo.

Retirado de: O Dia

Equipe Gávea News

View Comments

  • Não precisa ter 2 chefes; bastava evitar brigas bobas em prol do clube. Isso q fizeram com Bandeira recentemente foi nojento e não traz benefício algum ao Flamengo. E vem mais por aí. Agora perseguem os sócios Off-Rio. Primeiro foi a categoria com o maior aumento de preços na mensalidade e agora querem limita-la a um pequeno número, quando deveria aumentar. Na hora q buscam patrocínio falam nos 42 mulhões de torcedores e depois sacaneiam os fãs de fora do Leblon? Cuidado q isto pode ter reflexos negativos a longo prazo.

  • Eu vinha criticando muito essa viagem do Marcos Braz e do Bruno Spindel. Dizia que na era da tecnologia, podiam se comunicar/negociar por vídeo conferência. Porém, depois, pensando melhor, entendi que tratava-se de uma etapa do processo de internacionalização da marca. Várias coisas levaram a marca Flamengo a ser muito comentada no Mundo nos últimos anos. São exemplos: ter disputado a final do Mundial de Clubes, ter tido um técnico Europeu, etc. Aqui, no Continente Americano, já conquistamos o protagonismo. Se Bandeira de Mello e Landim se unissem e criassem uma chapa única para às próximas eleições, o objetivo da internacionalização da marca ficaria mais próximo. Pra cima do Grêmio amanhã. Avante Flamengo.

Recent Posts

Prévia do Brasileirão: Bahia e Vasco se Enfrentam em Duelo de Opostos na Arena Fonte Nova

Em 9 de agosto de 2026, às 16h (horário de Brasília), a Arena Fonte Nova…

20 horas ago

Palmeiras x Internacional: Análise e Estatísticas para a 22ª Rodada do Brasileirão

O Palmeiras recebe o Internacional no Nubank Parque, em São Paulo, no dia 9 de…

20 horas ago

Cruzeiro x Mirassol: Prévia, Estatísticas e Contexto da 22ª Rodada do Brasileirão

A 22ª rodada do Brasileirão de 2026 traz um confronto estratégico no dia 9 de…

1 dia ago

Prévia de Botafogo x Fluminense: Escalações, Estatísticas e Odds pelo Brasileirão 2026

O Brasileirão 2026 segue a todo vapor com um clássico carioca de peso: o Botafogo,…

2 dias ago

Análise de Coritiba x Chapecoense: Estatísticas e Contexto para a 22ª Rodada do Brasileirão

O estádio Couto Pereira será o palco do confronto entre Coritiba e Chapecoense, válido pela…

2 dias ago

Remo x Atlético-MG: Prévia, Estatísticas e Odds pelo Brasileirão

O Mangueirão será o palco de um confronto decisivo pela 22ª rodada do Brasileirão neste…

2 dias ago