Após imbróglio com Flamengo, clubes solicitam adiamento de rodada do Brasileiro

Pedro em ação pelo Flamengo durante a partida contra o Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O Brasil ainda enfrenta a pandemia com certas dificuldades e divergências. Desta forma, algumas partes do país estão em fases distintas do combate do novo coronavírus e, por isso, possuem distintas políticas de contenção.

Assim, algumas regiões já avançaram na vacinação e diminuíram principalmente os casos graves ou fatais da Covid e voltam lentamente à normalidade. Nestes casos, as organizações sanitárias estão aprovando eventos-teste para avaliar a possibilidade do retorno de atividades coletivas.

Este é o caso do Maracanã. Nesta semana, o Flamengo conseguiu a aprovação da prefeitura do Rio de Janeiro para a realização de três jogos, cada um com uma porcentagem de torcedores diferente. Além disso, o clube também possui uma liminar do STJD para que possa disputar estas partidas com torcida.

Contudo, os outros 19 times da série A não acham justo que o rubro-negro receba torcida enquanto outras regiões não possuem o mesmo direito. Para os representantes destes clubes, o ideal seria o retorno da torcida somente quando fosse possível em todo o Brasil.

Por isso, estas mesmas equipes recorreram à justiça para derrubar a liminar do Flamengo. Porém, o processo pode demorar um pouco para ter uma resposta jurídica. Tendo isto em mente, os clubes entraram também com um pedido à CBF para que a 21ª rodada seja adiada.

Vale destacar que a rodada em questão é exatamente aquela que o Mais Querido enfrentará o Grêmio com permissão de 40% da capacidade das arquibancadas.

Outro ponto importante é o fato de que todos os torcedores presentes nestes eventos assinarão um documento permitindo um acompanhamento dos órgãos de saúde no período de 15 dias após o jogo.

Neste contexto, a TV Globo poderá ser prejudicada, uma vez que a emissora ficará sem jogos para transmitir no fim de semana e terá um prejuízo considerável. O mesmo vale para a Warner Media, que também possui os direitos de transmissão do campeonato.