Maracanã preparado para jogo do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Está marcada para esta quarta-feira, das 14h às 17h, a audiência pública para debater a nova concessão da gestão do Maracanã. No evento, serão apresentadas propostas relativas à formatação inicial do projeto, que prevê um número mínimo de jogos a serem disputados no estádio anualmente. Caso a exigência seja mantida, cresce a possibilidade que Flamengo, Fluminense e Vasco apresentem uma proposta conjunta para administrar o complexo.
O edital pede como comprovação de qualificação técnica a garantia de que ocorrerão pelo menos 70 datas das principais competições de futebol no estádio anualmente, sendo 54 delas de Brasileirão (séries A e B), Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. No Maracanãzinho, são exigidas 12 datas de eventos oficiais de modalidades esportivas.
“Apresentar documento comprobatório de que o licitante possui o direito de realizar no mínimo 70 (setenta) datas oficiais de futebol no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), das quais, no mínimo 54 delas sejam obrigatoriamente de Campeonatos Brasileiro das Séries A e/ou B e da Copa do Brasil todos organizados pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF e das principais competições internacionais, assim consideradas a Copa Libertadores da América e a Copa Sul Americana, ambas organizadas pela Confederação Sul Americana de Futebol – CONMEBOL”, diz trecho do documento.
Até o momento, Flamengo e Fluminense, que vinham administrando o Maracanã, somam 55 jogos em casa na temporada 2021 contando apenas as competições descritas no edital para os 54 jogos. Uma entrada do Vasco no cenário ajudaria a garantir que a conta feche, uma vez não há a garantia de que a dupla dispute a mesma quantidade de partidas como mandante nas próximas temporadas.
O rubro-negro e o tricolor gerem o Maracanã desde abril de 2019, com concessão que vinha sendo renovada semestralmente. A dupla segue interessada no novo projeto, assim como o cruz-maltino. Com o Nilton Santos, o Botafogo, até o momento, não mostrou interesse público no projeto.
Em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, o secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, ressaltou a importância da presença dos clubes na licitação.
— Havia dois opostos em que o estado se viu num dilema: trabalhar de uma forma historicamente atrasada, a partir de um órgão público sem capacidade de investimento, ou transformá-la num equipamento de shows com poucas datas de jogos. Procuramos um meio termo. O Maracanã é dos clubes do Rio de Janeiro.
Há ainda a possibilidade do envolvimento de empresas em parceria com os clubes na gestão do estádio e do Maracanãzinho. Essa era uma das possibilidades cogitadas pelo Vasco na época em que anunciou o interesse na gestão, em abril. Na última quinta-feira, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, voltou a se reunir com o governador do Rio, Claudio Castro, para tratar do assunto.
“Reafirmei a decisão do Vasco de retornar ao Maracanã, que, junto com SJ, comporá um portfólio perfeito para nossos jogos e nossa torcida”, afirmou o mandatário, em suas redes sociais.
O edital inicial estabelece que a nova concessão será de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco. A intenção do governo é finalizar o processo até fevereiro de 2022.
Retirado de: O Globo
Após a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Bahia, no sábado (10),…
Em uma partida marcada por reviravoltas e intensidade, o Vitória derrotou o Vasco por 2…
Na noite deste sábado (10), o Corinthians foi superado pelo Mirassol por 2 a 1,…
O Flamengo superou a pressão das arquibancadas e venceu o Bahia por 1 a 0…
O atacante Antony, atualmente emprestado ao Betis, vive uma fase singular em sua carreira. Revelado…
Durante um momento descontraído fora dos gramados, Lamine Yamal protagonizou uma cena curiosa ao ser…
View Comments
SE CADA TIME NO FUTEBOL BRASILEIRO FAZ CERCA DE 80JOGOS, É EVIDENTE QUE NAO TEM GRAMADO QUE AGUENTE O NUMERO DE PARTIDAS DE TRES CLUBES.
ATITUDE IMBECIL DO FLAMENGO QUERER ESSE COMENSALISMO ALIMENTANDO VASCO E FLU COM A NOSSA GRANA POIS NENHUM DELES TEM CERTIDÃO LIMPA PARA ASSINAR O ALUGUEL DO ESTÁDIO.
E O FLUMINENSE AINDA COLOCA AQUELAS FRAZES QUE TEM ORGULHO DE NAO SER CO.O NÓS.
CRIEM VERGONHA E FACAM NOSSO ESTÁDIO.
O Flamengo tem que assumir o Maracanã sozinho,sem parceria com os times Nanicos do RJ,até pq eles não vão chegar junto com dinheiro,eles estão praticamente falidos vai cair TD nas costas do Flamengo. .
Galera, o Estado nunca vai liberar para o Fla ter um estádio. Sempre vão dificultar no que for, porque sem o Flamengo o Maracanã não se sustenta. As outras torcidas não geram o lucro que o Fla dá. Infelizmente estamos amarrados a isso, pior que não se pode comprar o Maracanã.
Eu acho que dividir o Maracanã por três não é uma boa, primeiro que pode haver conflito de interesse nas datas dos jogos e segundo, haverá excesso de jogos e, com certeza, o gramado será muito castigado, prejudicando muito o espetáculo e principalmente o flamego, com risco altíssimo de lesões
O Flamengo nunca será maior do que é sem um estádio.
Fora basco, fora flor, vão sugar a pqp.
Flamengo não precisa de estádio, fazemos festas na casa dos outros, que diga o curica com sua cx de impressora construido com o dinheiro do povo pelo larápio.
Estádio próprio Já. Faz um contrato tampão até o nosso estádio ficar pronto. Uns 5 anos basta para escolha e compra de terreno, conseguir as certidões e daze-lo. Galo tá fazendo o seu e vai crescer. E estão certos. Vão largar o Mineirão. Landim sentou em cima da negociação pelo terreno pro estádio, bem avançada com Bandeira, e da arena multiuso na Gávea tb. Fora o museu e o bar temático. Tudo isso é mais importante do q clube na Europa q poderia vir bem depois.
Será que o Flamengo precisa do Rio de Janeiro? Ou quem precisa do Flamengo é o Rio? Ora, por não vai para outro estado?
Será que o Flamengo precisa do Rio de Janeiro? Ou quem precisa do Flamengo é o Rio? Ora, por que não vai para outro estado?
O gramado já é uma porcaria jogando junto com essa merda de fluminense imagina esse dois caloteiros jogando junto com o mengão, puta que pariu que porra de fetiche é esse no maracanã sai fora vai buscar seu próprio estadio, quer time no exterior expandir a marca e não tem um estadio pra chamar de seu vai pro inferno
Realmente só sócio bom pro flamengo ! 2 caloteiros de quinta categoria ! Se o edital exigir muito melhor agt se juntar ao boa vista e concorrer contra flor e Vascu !
Desse jeito, o Maracanã terá que mudar para o gramado artificial, porque já é uma porcaria, com dois times, imagina com três.