Maurício Souza explica mudanças no setor defensivo do Flamengo

Maurício Souza comanda o elenco do Flamengo em vitória sobre o Ceará pelo Brasileirão 2021 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Na última segunda-feira (29), o Flamengo oficializou a saída de Renato Gaúcho do comando do elenco e informou que Maurício Souza assumiria a função até o fim do Campeonato Brasileiro. Desta forma, o elenco da Gávea foi treinado pelo “novo” técnico visando a partida contra o Ceará.

Assim, o Fla foi a campo já com algumas mudanças e venceu o clube nordestino por 2 a 1 no Maracanã. Neste compromisso, foi possível notar algumas mudanças táticas no Mais Querido, as quais podem ter sido determinantes para o bom desempenho do grupo neste fim de temporada.

Logo depois do jogo, Mauricinho concedeu entrevista coletiva, na qual falou um pouco sobre as mudanças feitas neste curto período desde a saída de Renato. Segundo o comandante, parte das alterações aconteceram por necessidade, devido às questões físicas de alguns jogadores. O técnico ainda disse que as novidades aconteceram, sobretudo, no sistema defensivo da equipe.

— Tivemos muito pouco tempo para treinar. Se alguém acha que alguém viu hoje um time do Maurício e não do Renato, eu não concordo. Renato era um treinador que às vezes marcava individual e, às vezes, marcava zona. Eu sou adepto da marcação por zona na maior parte do jogo. Não pensem que foram 20 minutos de treino que fizeram a equipe mudar. A equipe tinha um lastro. Coisas que precisam melhorar e coisas muito boas.

— Eu só coloquei um pouco das minhas ideias. Porque para falar com eles eu controlo. Agora para falar das ideias de outro treinador, eu não controlo. Só por isso. Futebol existem várias formas de você chegar a uma vitória e não existe uma certa ou errada. Existe a que você controla. Tenho um vídeo para ver amanhã e várias coisas para corrigir.

— Eu fiz apenas duas trocas técnicas ou táticas. As outras foram por lesão. E se eu tivesse hoje eu faria, porque o time foi ao seu limite. Não porque não temos bom preparo físico, ou que o trabalho não é bom. Muito pelo contrário. Mas depois do ano que tivemos, conseguimos vir aqui enfrentar uma equipe motivada por uma vaga na Libertadores, e sair vencedor, é a prova que o trabalho está no caminho certo.

Sem tempo para implementar muitas alterações, Maurício Souza comandará o treino desta quarta-feira (01), quando o elenco se reapresentará no CT do clube visando a partida contra o Sport desta sexta (03). O confronto ocorrerá às 20h (horário de Brasília), na Arena de Pernambuco.