Flamengo

Jornal argentino cita o Flamengo e ‘enlouquece: “De onde vem o dinheiro?”

As três últimas Conmebol Libertadores foram vencidas por brasileiros. Flamengo, em 2019, Palmeiras, em 2020 e 2021. Já o Campeonato Brasileiro da última temporada foi dominado pelo estrelado Atlético-MG, sob o comando de Hulk e companhia.

Em 2022, Philippe Coutinho tem sido ventilado no Rubro-Negro e no Alviverde. Enquanto isso, o Corinthians se interessa por Cavani e Suárez. E o cenário tem sido motivo de ‘espanto’ nas bandas argentinas.

E a pargunta feita pelo jornal argentino Clarín foi: de onde os clubes brasileiros conseguem tantos milhões para fazerem tais investidas em meio a um cenário de pandemia?

A comparação com a Argentina se dá pelo tamanho do Produto Interno Bruto (PIB) e a quantidade de habitantes, o que resulta em mais torcedores e maior receita gerada.

Num país com mais de duzentos milhões de habitantes e um PIB próximo de 1,5 trilhão de dólares (sem ir mais longe, o da Argentina hoje não chega a 400 bilhões) o bolo a ser distribuído é muito maior. A equação é simples: mais gente, mais torcedores, mais sócios e geram mais receita com a televisão e que também compram mais merchandising. O Flamengo é o clube mais popular do país vizinho e do mundo, com mais de 32 milhões de torcedores. E isso se reflete em seus cofres.

— Nesse ponto, o poder dos brasileiros é indiscutível. Das últimos cinco Libertadores, venceram quatro. Apenas o River Plate conseguiu entrar. Mas a contagem pode continuar: em dez, ganharam sete. E das últimos 15, venceram oito, metade mais um.

Flamengo e Palmeiras foram os dois times que o jornal manteve atenção. Mesmo em meio à pandemia, o periódico argentino destacou a forma com que as gestões conseguiram superávits milionários e quais são as projeções em 2022.

Para este 2022, a Fla projeta agregar um bilhão de reais, ou 176,5 milhões de dólares. Um número enorme para essas latitudes. E de onde vem esse número? Bem, o clube vai ganhar 26 milhões de dólares apenas com a venda de ingressos e a receita gerada pelos quase 140.000 sócios ativos que pagam suas taxas. Eles estimam que até 2022 recuperarão aqueles que pararam de pagar pela pandemia.

O Palmeiras também tem milhões de motivos para se incorporar. Ao ser campeão pelo segundo ano consecutivo, ele ganhou este prêmio duas vezes em apenas duas temporadas, pelas quais acumulou 45,1 milhões de dólares. Embora nem tudo isso vá para os cofres do clube para que os dirigentes decidam o que fazer com o dinheiro, muito vai para o plantel e para a comissão técnica como bônus pelos objetivos.

O Corinthians também teve destaque. Mesmo com a dívida milionária, o Timão mira Cavani e Suárez para a próxima temporada, e os nomes foram destacados pelo Clarín.

— Longe de lutar por coisas importantes nos últimos anos, pelo menos a nível continental, o Timão pretende jogar ao nível destas grandes equipes e ter grandes aspirações na Copa Libertadores de 2022. Por isso – embora agora pareça mais difícil – aparece o nome de Edinson Cavani para reforçar a liderança. Outros sonham com Luis Suárez, que não renovaria com o Atlético de Madrid.

Retirado de: ESPN

Equipe Gávea News

View Comments

  • Rapaz sinceramente eu não acredito mais que o Flamengo tenha somente 42 milhões de torcedores somente não, com certeza essa conta ai já bateu nos 45 milhões no mínimo, ai vem esse jornaleco ainda tira 10 milhões fala sério!!!

  • Ela...Epa...Epa...vamos corrigir isso aí malandragem!!!
    E os outros mais de 10 milhões de torcedores???

  • O Flamengo é o único que não precisa explicar de onde vem o dinheiro!
    Agora que pode haver alguma Laundromat disfarçada, em algum dos outros clubes, isto podo! Cabem as autoridades passar a limpo! Contudo elas não dão conta de fazer isto em qualquer outra atividade, não vão fazer no futebol que é o “Ópio do povo”!

  • Eu digo de onde vem: Vem de uma gestão bem feita que sabe explorar a maior torcida do mundo, sabe valorizar seus jogadores da base e faz excelentes contratos com.patrocinadores e meios de transmissão. Em resumo, é isso.

Recent Posts

Ele vai chegar ao Brasil terça-feira para assinar com o Flamengo

O Flamengo está próximo de anunciar um novo nome para o elenco comandado por Filipe…

13 horas ago

A publicação do meia Arrascaeta direcionada a Gerson

A transferência de Gerson para o Zenit foi selada de forma direta: o clube russo…

14 horas ago

Flamengo embolsa 300 milhões em poucos dias

Com uma arrecadação expressiva nos últimos meses, o Flamengo vive um momento de maior estabilidade…

14 horas ago

A declaração de Kimmich direcionada ao Flamengo

Antes de enfrentar Michael Johnston e Luiz Araújo, o meia Joshua Kimmich já previa que…

16 horas ago

Flamengo se movimenta por dois atacantes

Michael Johnston e Facundo Colidio estão no centro das movimentações do Flamengo nesta janela de…

17 horas ago

Imprensa da Europa crava novo atacante do Flamengo

O Flamengo está muito próximo de confirmar a chegada do atacante Michael Johnston, atualmente no…

18 horas ago