Categories: Flamengo

Fifa abre janela de transferências temporária

Após a crise humanitária causada pela operação militar da Rússia na Ucrânia, a Fifa irá abrir uma janela de transferências temporária para os clubes e jogadores afetados pelo conflito. Segundo a nota publicada pela entidade, para proteger a integridade das competições e dos atletas, uma nova janela será aberta até o dia 7 de abril, e cada clube terá o direito de registrar apenas dois jogadores que se enquadram nestes termos.

Além disso, a Fifa também confirmou que todos os jogadores e treinadores que atuavam na Ucrânia tiveram seus contratos suspensos até o fim da temporada no país, que ocorre no dia 30 de junho. Enquanto aos empregados dos clubes russos, caso os atletas e os técnicos não entrem em consenso com seus respectivos times até o dia 10 de março, eles possuem o direito de suspender o vínculo unilateralmente até o fim da temporada na Rússia, que também acontece no final de junho.

Os profissionais que tiverem o vínculo suspenso serão considerados ”sem contrato” até a data estipulada e poderão assinar com qualquer outro clube sem enfrentar qualquer consequência jurídica.

Confira alguns pontos da nota publicada pela Fifa:

  • No que diz respeito à situação na Ucrânia, a fim de proporcionar aos jogadores e treinadores a oportunidade de trabalhar e receber um salário, e para proteger os clubes ucranianos, a menos que as partes no contrato relevante concordem explicitamente em contrário, todos os contratos de trabalho de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes filiado à Associação Ucraniana de Futebol (UAF) será considerado automaticamente suspenso até o final da temporada na Ucrânia (30 de junho de 2022), sem a necessidade de qualquer ação das partes nesse sentido.
  • A fim de facilitar a saída de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia, caso os clubes afiliados à União de Futebol da Rússia (FUR) não cheguem a um acordo mútuo com seus respectivos jogadores e treinadores estrangeiros antes ou em 10 de março de 2022 e a menos que acordado de outra forma por escrito, os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito de suspender unilateralmente seus contratos de trabalho com os clubes afiliados à FUR em questão até o final da temporada na Rússia (30 de junho de 2022).
  • A fim de dar flexibilidade aos jogadores cujo registo foi na UAF ou no FUR e que deixaram ou pretendem sair do território da Ucrânia ou da Rússia em consequência da guerra na Ucrânia, os jogadores estrangeiros cujo registo anterior foi a UAF ou a FUR poderão inscrever-se mesmo que o período de inscrição esteja encerrado na associação do clube com o qual celebrem um novo contrato. Para que esta exceção seja aplicável e proteja a integridade das competições, o registro no novo clube precisa ocorrer antes ou em 7 de abril de 2022. Para proteger ainda mais a integridade das competições, os clubes têm o direito de registrar no máximo dois jogadores que se beneficiaram da exceção.

Retirado de: Diário do Fla

Equipe Gávea News

View Comments

Recent Posts

A declaração de André Rizek direcionada a Abel Ferreira, do Palmeiras

Em participação no programa Seleção Sportv, André Rizek fez uma análise contundente sobre a possibilidade…

7 minutos ago

FIFA toma atitude solidária envolvendo o Super Mundial

A FIFA anunciou uma nova iniciativa com potencial de impacto social significativo. Em colaboração com…

12 minutos ago

Marketing vira ponto principal para receita bilionária do Palmeiras

O Palmeiras iniciou 2025 com resultados expressivos em seu setor financeiro, impulsionado, inicialmente, pela transferência…

17 minutos ago

Fluminense x San José: Renato Gaúcho toma decisão importante

Na sequência de um calendário apertado e desafiador, o técnico Renato Gaúcho optou por seguir…

22 minutos ago

CBF define data limite para anunciar novo técnico

A CBF intensificou os esforços para anunciar, até a próxima semana, o nome do novo…

27 minutos ago

Muita grana! Veja o salário de Alexander-Arnold no Real Madrid

Trent Alexander-Arnold oficializou nesta segunda-feira (05) que deixará o Liverpool ao fim da atual temporada…

32 minutos ago