Categories: Flamengo

Abel Braga tenta barrar feito do Flamengo que ele mesmo iniciou

Hoje no Fluminense, o técnico Abel Braga busca a conquista do título do Campeonato Carioca para encerrar um jejum do Tricolor e, consequentemente, impedir que o Flamengo alcance uma marca inédita que o próprio treinador ajudou a iniciar, há três anos.

Identificado com o clube das Laranjeiras, Abel foi anunciado em dezembro, para esta que é a quarta passagem à beira do gramado. A última havia se encerrado no meio de 2018, meses antes de ser contratado pela recém-eleita diretoria rubro-negra, encabeçada por Rodolfo Landim.

Na Gávea, o comandante ganhou reforços de peso como o zagueiro Rodrigo Caio, o meia Arrascaeta, e os atacantes Gabigol e Bruno Henrique, todos até hoje no Flamengo. E o trabalho, ainda nos primeiros passos, teve como um dos frutos o título do Carioca de 2019, em final contra o Vasco.

Apesar da conquista, a passagem foi conturbada, com críticas da torcida e rusgas com a cúpula. Diante do desgaste, a despedida aconteceu pouco depois, com um pedido de demissão do técnico.

Ao fim da relação, o Rubro-Negro viu Jorge Jesus, em 2020, e Rogério Ceni, no ano passado, repetirem a dose de Abel e também chegarem ao lugar mais alto do pódio no Carioca. A taça de 2019 foi o pontapé inicial para uma era de títulos que o Rubro-Negro atravessa, e o clube mira a cereja no bolo.

O tetra do Estadual ainda é algo inédito na história do Flamengo, e o clube da Gávea pode igualar feitos dos rivais Fluminense (1906, 1907, 1908, 1909) e Botafogo (1932, 1933, 1934, 1935).

Dos 31 jogadores do atual elenco do Fla, 11 trabalharam com Abel, o que representa pouco mais de 35%. São eles: o goleiro Diego Alves, o zagueiro Rodrigo Caio, o volante Arão, os meias Everton Ribeiro, Diego e Arrascaeta, e os atacantes Gabigol, Bruno Henrique e Vitinho.

À época da conquista, o Rubro-Negro já estava envolvido na disputa da Libertadores, o que fez a celebração do treinador ser mais contida.

“Estou feliz, mas com certeza não vou dormir por causa da conquista. Vou dormir já preocupado com o jogo de quarta-feira. Já joguei lá e sei como é que é. É a última chance da LDU. Um time que em casa é difícil de bater. Temos que ir com esse sentimento”, disse, na ocasião.

De lá para cá, Abel esteve no Cruzeiro, Vasco, Internacional e Lugano, da Suiça, antes do retorno às Laranjeiras. No Fluminense, se encontra pressionado após a eliminação na fase preliminar da Libertadores, mas tenta encerrar o jejum no Carioca, competição que, outrora, tinha o Tricolor como maior vencedor.

A última conquista, inclusive, foi em 2012, quando o mesmo Abel Braga era o técnico. Naquela temporada, ainda teria a conquista do Brasileiro. Ele é o segundo treinador com mais jogos na história do clube, 345, atrás de Zezé Moreira, que tem 474.

“Eu tenho muita consciência do que é isso aqui. E o atleta também tem que ter, isso é muito importante. O Fluminense está completo enquanto estrutura. Estou muito empolgado, e como é bom se sentir assim. É muito bom. E não pensem que vão ver o mesmo Abel de 2018, de 2011 ou 2012, porque não vão. Sou completamente diferente. Vão ver algo que pode surpreender”, disse o comandante, ao site oficial, na chegada ao clube.

Retirado de: UOL

 

Equipe Gávea News

Recent Posts

Herói do título da Libertadores, Danilo se declara ao Flamengo

A conquista da Libertadores no último sábado (29) coroou a trajetória do zagueiro Danilo com…

17 horas ago

Vídeo: Bruno Henrique vira meme após nova entrevista pelo Flamengo

Bruno Henrique participou da festa organizada pelo Flamengo neste domingo (30), no Rio de Janeiro,…

17 horas ago

Vídeo: Carrascal ‘perde a linha’, faz dancinha em vestiário do Flamengo e viraliza

O Flamengo ampliou sua galeria de conquistas continentais ao superar o Palmeiras por 1 a…

17 horas ago

A declaração de Pulgar, do Flamengo, sobre lance polêmico com Bruno Fuchs, do Palmeiras

O Flamengo conquistou, no sábado (29), o seu quarto título da Copa Libertadores ao vencer…

18 horas ago

BAP é sincero sobre renovação de Filipe Luís com o Flamengo: “Acho que…”

A conquista do tetracampeonato da Libertadores reforçou o peso do trabalho recente no Flamengo, mas…

18 horas ago

Após conquistar mais um título, Filipe Luís tem renovação travada no Flamengo

Após conquistar quatro títulos em pouco mais de um ano à frente do time principal…

18 horas ago