Destaques

Veja detalhes do projeto do estádio que o Flamengo quer construir

Na busca por tirar do papel o projeto de um estádio próprio, o Flamengo definiu seu alvo: o terreno do antigo Gasômetro do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. O clube terá que negociar com a Caixa Econômica Federal, mas recebeu apoio do deputado federal Pedro Paulo e do grupo político de Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense.

A situação está longe de ser simples. A área é a mais valorizada de toda a região do Porto Maravilha, e a Caixa teria empreendimentos economicamente mais vantajosos com a construção de prédios comerciais ou mesmo residenciais. Por isso, o Fla precisará ser “criativo” para apresentar um modelo de negócios em que a área seja rentabilizada de outras maneiras.

— O Flamengo precisa demonstrar para a Caixa, na negociação, que isso é um negócio vantajoso para ela. Na medida que você vai construir um estádio e não prédios comerciais e residenciais, o clube precisa montar um real estate, seja com investimento imobiliário, shopping ou centro comercial, precisa ser inventivo para construir aquilo. O custo que tem construir aquele terreno. Só o espaço custará ao menos R$ 400 milhões — declarou o deputado federal Pedro Paulo, ao telefone, para ‘O Globo’.

A ideia é que a nova arena tenha características mais verticais, para abrigar o máximo possível de torcedores em um espaço de 86 mil m². A inspiração é o Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, que já foi “plotado” no local pela Cdurp a pedido do deputado. A estimativa é que o estádio tenha capacidade de pelo menos 70 mil pessoas, mas é possível chegar aos 80 mil.

Mesmo com muitas possibilidades de transporte público, terrenos adjacentes podem ser cedidos para construções que façam parte do complexo rubro-negro, seja com a construção de centros comerciais e shoppings ou mesmo estacionamentos, aos moldes do que o Palmeiras fez com o Allianz Parque.

O antigo Gasômetro é um dos pontos mais centrais de toda a cidade do Rio de Janeiro, perfeita para a chegada de torcedores de qualquer lugar da Região Metropolitana.

— Poucos pontos conseguem unir tantos modais de transporte na cidade, é um local de fácil acesso e deslocamento, com grandes avenidas no entorno como a Avenida Brasil, Francisco Bicalho, Radial Oeste e a Ponte Rio Niterói. Do lado de onde o Flamengo pretende erguer seu estádio, a Prefeitura está construindo um entroncamento de BRTs e VLTs, o Terminal Intermodal Gentileza. Além disso, fica do lado da rodoviária, bem perto do aeroporto Santos Dumont, dos trens da Supervia e do metrô. Não à toa, é a parte mais valorizada do Porto Maravilha, por isso ganhou maior aumento de gabarito para atrair a indústria civil e empreendimentos imobiliários — adicionou o deputado.

Veja fotos do antigo Gasômetro, onde o Flamengo sonha em construir estádio, no Rio:

Estudo de implementação do estádio do Flamengo no Gasômetro (Foto: Prefeitura do Rio/Cdurp)
Vista de cima mostra o terreno onde o Flamengo estuda construir estádio (Foto: Marcia Foletto)

Pedro Paulo tem se empenhado no projeto junto à Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), que opera a região portuária. Ele obteve o apoio do prefeito Eduardo Paes no pleito do Flamengo.

O clube ainda fez algumas demandas ao Governo do Estado para a licitação do Maracanã, que participará em parceria com o Fluminense. Embora tenham oferecido uma solução mais simples em Deodoro, a Prefeitura não viu o Flamengo se entusiasmar com a opção, por considerar distante do Centro e da Zona Sul, que abriga a sede social do clube, na Gávea. Apesar disso, o local não está descartado.

— Todo lugar tem seu desafio. O mais simples seria Deodoro, que não é desprezível no acesso ao transporte, por exemplo. Se discutiu a Terra Encantada, mas aquele terreno também tem um potencial construtivo enorme, uma área muito adensada e que deve ser destinada a edificações residenciais. Outras áreas na Barra também foram oferecidas ao Flamengo, mas do ponto de vista ambiental e de construção, o clube prefere o antigo Gasômetro — opinou Pedro Paulo.

Retirado de: O Globo

Equipe Gávea News

Recent Posts

Novo técnico do Vasco está envolvido em processo judicial

Novo técnico do Vasco está envolvido em processo judicial

15 minutos ago

O que acontece se o Flamengo perder para o Bolívar?

Nesta quarta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), o Flamengo enfrentará um desafio decisivo contra…

35 minutos ago

Endrick se irrita com rumor sobre traição de sua namorada

Endrick se irrita com rumor sobre traição de sua namorada

45 minutos ago

Decisão de Tite é criticada por jornalista

O Flamengo conquistou uma vitória importante na última rodada do Brasileirão, vencendo o Corinthians por…

1 hora ago

Fluminense x Cerro Porteño terá transmissão limitada

Fluminense x Cerro Porteño terá transmissão limitada

1 hora ago

Flamengo x Bolívar: confira o histórico do time boliviano no Brasil

A escassez de atuações convincentes do Flamengo na atual edição da Libertadores preocupa os torcedores.…

1 hora ago