Marcos Braz em entrevista no CT do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Destaque do Flamengo no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no último domingo, Ayrton Lucas demonstrou mais uma vez que está numa crescente e que a sua contratação foi certeira. Por outro lado, o jogador não pertence ao Rubro-Negro e pode ter que retornar ao Spartak, da Rússia, quando acaba o seu empréstimo, mas se depende da diretoria carioca, o jogador ficará pelos próximos quatro anos.
No acordo entre Flamengo e Spartak pelo empréstimo de Ayrton Lucas há uma cláusula que se o lateral atuar um número x de partidas em 2022, o Fla é obrigado a comprar o jogador por 9 milhões de euros. Porém, a cúpula rubro-negra entende que a meta é “praticamente impossível” de ser atingida (porque ele perdeu muitas partidas ao chegar lesionado ao Ninho do Urubu e Dorival Junior está realizando rodízio no elenco).
Então, o Flamengo já conversou com os representantes de Ayrton Lucas e com o próprio jogador por um acordo salarial e tempo de contrato (quatro temporadas). Agora, o Rubro-Negro esperará a meta de compra obrigatória não ser cumprida para negociar com o Spartak a compra do atleta.
Em entrevista recente ao Canal Venê Casagrande, no Youtube, Marcos Braz confirmou a informação:
— Provavelmente não irá acontecer (de bater meta de compra obrigatória). Caso o Flamengo queira ficar com o jogador, o Flamengo já tem tudo estabelecido com o jogador para o contrato subsequente, revelou o vice de futebol do Flamengo.
A diretoria entende que a quantia estabelecida pela compra obrigatória (9 milhões de euros) é inviável ser paga e por isso negociará um outro valor. Mas se é inviável, por que o Fla aceitou esta quantia quando fechou o empréstimo? Uma das fontes explicou à Coluna do Venê que o clube carioca topou porque foi uma exigência dos russos, além de não ter pago pelo empréstimo de Ayrton Lucas e precisou “apenas” assumir o salário do atleta de forma integral.
A estratégia foi a mesma utilizada com Andreas Pereira. Na ocasião, o Flamengo aceitou pegar o meia por empréstimo e com opção de compra avaliada em 20 milhões de euros. Meses depois, o Fla negociou o valor da compra e reduziu para 10 milhões de euros, mas, no fim das contas, nãoa ssinou o documento e desistiu de ficar com o jogador, que hoje está no Fulham.
Ayrton Lucas tem 25 anos e tem contrato com o Spartak, da Rússia, válido até junho de 2026. O lateral chegou ao clube russo em 2018 depois de se destacar pelo Fluminense. No Flamengo, mesmo que em rodízio com Filipe Luís, já disputou 22 partidas, marcou dois gols e deu três assistências.
No Brasileirão, segundo o site “Sofascore”, Ayrton Lucas tem os seguintes números entre os jogadores do Flamengo:
Retirado de: O Dia
A seleção brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Areia de…
O atacante Rwan Cruz celebrou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo como um…
O Guarani anunciou oficialmente a contratação de Elano Blumer para o cargo de coordenador técnico.…
O volante Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, foi alvo de elogios por parte de…
O confronto entre Barcelona e Inter de Milão, válido pela ida da semifinal da Champions…
O retorno de Rodri aos treinamentos do Manchester City representa um avanço importante após meses…