Categories: Flamengo

Mais jovem a fazer 100 gols no Brasileirão, Gabigol, do Flamengo, mira marca de Roberto Dinamite

Titular absoluto do “time das Copas” e muitas vezes poupado quando joga o “time do Brasileirão”, Gabigol tem motivos históricos para querer voltar logo a atuar no torneio nacional. Afinal, diante do Ceará, o atacante marcou seu gol número 100 na competição. Ele foi o 16° jogador a atingir a marca, e bateu um recorde: foi o mais jovem a conseguir.

Com 26 anos e 5 dias, Gabriel Barbosa superou Roberto Dinamite por 19 dias. E, se a marca já diz muito sobre a história que o atacante do Flamengo construiu na competição até aqui, o adversário batido ajuda a entender o que o camisa 9 rubro-negro ainda pode aprontar no futuro. É que Dinamite é, simplesmente, o maior artilheiro da história do Brasileirão, com 190 gols. Hoje com 100, Gabigol parece ter fôlego para, no mínimo, pensar que pode chegar lá.

O atacante já é um ídolo consolidado no Flamengo e tem uma experiência em grandes europeus. Com 26 anos, uma permanência sólida por mais alguns anos no clube não é algo impossível e seria parte fundamental do projeto de se tornar o maior goleador do maior campeonato no país. Para isso, porém, Gabigol tem que aumentar sua média de gols por jogo.

Apesar de ter se tornado o mais jovem jogador a atingir 100 gols na competição, ele precisou de 213 jogos para isso, uma média de 0,46 por partida. Dinamite atingiu a marca em 167 jogos, com quase 0,6 gols por jogo. Curiosamente, 0,6 por partida é a média de gols de Gabigol pelo Flamengo no Brasileirão desde que estreou, em 2019. O início da carreira no Santos é que joga seu número para baixo.

Se conseguir manter esse patamar rubro-negro nos próximos anos, o camisa 9 precisaria de mais cinco temporadas para chegar ao recorde de Dinamite. Se não conseguir, aos 31, teria ainda mais caminho pela frente. O último gol do ídolo vascaíno pelo Brasileirão foi marcado aos 35 anos, na edição de 1989. Ele ainda jogou até a edição de 1992.

Antes disso, porém, é possível vislumbrar Gabigol atingindo outros recordes no Brasileiro: faltam apenas 16 gols para entrar no top-10 geral e, mesmo com 169 jogos e dez edições do torneio a menos, só 30 gols o separam de Diego Souza, do Grêmio, maior artilheiro em atividade. Wellington Paulista, do América-MG, em fim de carreira como Souza, é outro atrás dessa marca.

Apesar dos números deslumbrantes, recordes batidos e a bater, Gabigol está longe de ter uma boa média histórica, o que mostra como a história do Campeonato Brasileiro é marcada por grandes goleadores. Entre os 16 que chegaram a 100 gols, a média do rubro-negro (0,46 por partida) só é maior que a do próprio Diego Souza, Wellington Paulista e Paulo Baier (0,26 cada), e de Alecsandro (0,35) se comparada com cada jogador no momento em que fez o seu centésimo gol pela competição. Serginho Chulapa detém esse recorde: quando fez 100 gols pelo São Paulo no Brasileirão de 1982, tinha 117 jogos: média de 0,85 por jogo. A média cai para 0,69 ao fim da carreira, mas é insuperável entre os 16 jogadores que fizeram mais de 100 gols.

Voltemos aos números: Gabigol tem média de 0,46 por jogo no Brasileirão, e 0,6 jogando a competição pelo Flamengo. Mas, em 2022, essa média desaba para 0,3 se levarmos em conta os 7 gols em 23 jogos na edição deste ano.

Dois fatores levam a conta para baixo: Gabigol divide agora o protagonismo de fazer os gols com Pedro, também com sete gols em 20 partidas. Com o sucesso do Flamengo nas Copas, o camisa 9 vem sendo menos utilizado no Brasileiro, diminuindo suas chances de bater o recorde de Dinamite.

Retirado de: Extra

Equipe Gávea News

Recent Posts

Não joga! Corinthians tem desfalque confirmado para enfrentar o Racing

O Corinthians sofreu um duro golpe às vésperas de um confronto decisivo pela Copa Sul-Americana.…

3 minutos ago

A declaração de Rafael Sobis direcionada ao Internacional de Roger Machado

A fase atual do Internacional acendeu o sinal de alerta entre torcedores e comentaristas. A…

8 minutos ago

A declaração de Ana Thaís Matos direcionada a Fernando Diniz, do Vasco, e Roger Machado, do Internacional

O Internacional vive um momento delicado na temporada. Após conquistar o Campeonato Gaúcho de forma…

13 minutos ago

Neymar, Léo Ortiz, Gerson, Estêvão, Igor Jesus: jogadores que correm risco na Seleção com Ancelotti

A chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção Brasileira deve marcar o início de…

13 minutos ago

Fluminense avança na renovação de jogador titular

O Fluminense está próximo de garantir a permanência de um dos nomes mais regulares do…

18 minutos ago

Alvo do Flamengo, Roberto Firmino decide retornar ao futebol brasileiro

Roberto Firmino, um dos atacantes brasileiros mais reconhecidos no cenário internacional, está prestes a dar…

23 minutos ago