Flamengo

Flamengo soma seis jogadores de Copa do Mundo no elenco

O Flamengo será bem representado na Copa do Mundo do Qatar, que começa a partir do dia 20 deste mês. O atacante Pedro e o meio-campo Everton Ribeiro foram dois dos 26 convocados de Tite para o grupo que disputa o Mundial, com final marcada para 18 de dezembro. A dupla se junta a outros quatro do elenco que já estiveram na competição.

Além de Everton e Pedro, David Luiz (2014), Filipe Luís (2018), Vidal (2010 e 2014) e Arrascaeta (2018) já disputaram uma Copa no atual grupo rubro-negro. Vale lembrar que Varela está ainda machucado, mas integra a pré-lista do Uruguai e também pode aparecer no Qatar.

Ainda que não tenham participado de Copas, outros jogadores do grupo de 2022 do Flamengo também tiveram passagens por seleção, como Diego Alves, Santos, Rodrigo Caio, Diego Ribas, Erick Pulgar, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Cebolinha, o que dá a dimensão do poderio do grupo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.

O Fla não tinha dois jogadores convocados para um Mundial desde 1998, quando Júnior Baiano e Zé Roberto foram chamados. Desde então, Juninho Paulista, em 2002, e Kléberson, em 2010, foram chamados enquanto eram atletas do Rubro-Negro. Já em termos de gols, o último a marcar em Copas sendo atleta do Flamengo foi Sócrates, em 1986. Ele anotou duas vezes naquela edição.

Flamengo empata com o Vasco

Com os dois jogadores chamados, o Flamengo também atingiu uma marca importante: chegou a 35 convocações pela Seleção para Copas do Mundo, empatando com o rival Vasco. O Botafogo ainda lidera o ranking, com 47. Zico foi o único a repetir o feito, ja que figurou em três edições como rubro-negro.

Das cinco copas conquistadas pelo Brasil até aqui, o Flamengo teve representantes em quatro. A única sem algum nome foi a de 1962. Zagallo, Moacir, Joel e Dida venceram em 1958, Brito em 1970, Gilmar em 1994, e Juninho Paulista em 2002. O Fla é o sexto clube brasileiro com mais campeões mundiais.

Zico é o jogador do Flamengo que mais fez partidas em Copas, com quatorze jogos no total. Como Everton Ribeiro e Pedro são estreantes no torneio, não vão chegar nem perto desse número. Mas os dois podem aumentar o número de gols cedidos por jogadores rubro-negros em um Mundial. Leônidas da Silva fez sete, Zico marcou cinco, Sócrates e Moderato anotaram dois cada, enquanto Junior e Zagallo tem um.

Os mundialistas rubro-negros foram Benevenuto, Moderato, Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Walter, Bigode, Juvenal, Rubens, Dequinha, Índio, Dida, Joel, Moacir, Zagallo, Paulo Henrique, Silva, Brito, Paulo Cézar Caju, Renato, Toninho, Zico (3x), Júnior, Leandro, Sócrates, Renato Gaúcho, Zé Carlos, Gilmar Rinaldi, Júnior Baiano, Zé Roberto, Juninho Paulista, Kléberson, Pedro e Everton Ribeiro.

O Brasil na Copa do Mundo

Na próxima segunda-feira (14), a seleção se apresenta em Turim, na Itália, para iniciar os treinamentos antes de estrear na Copa. No dia 19, a delegação desembarca em Doha, já no Qatar, e faz os últimos treinamentos até o dia 23.

A seleção estreia no grupo G contra a Sérvia no dia 24, às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium. Os próximos jogos da seleção na fase de grupos serão em 28 de novembro, às 13h, contra a Suíça, e em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

Recent Posts

Veja quanto o Flamengo terá que pagar para contratar Gabriel Brazão, do Santos

Titular absoluto do Santos, o goleiro Gabriel Brazão voltou a despertar o interesse do Flamengo.…

15 horas ago

Rossi, Arrascaeta, Pulgar, Pedro, Danilo, Carrascal e Léo Pereira; veja os jogadores do Flamengo na seleção da Libertadores 2025

A Conmebol divulgou, na terça-feira (02) a seleção da Libertadores 2025, e o Flamengo, campeão…

15 horas ago

A declaração de Tiago Leifert direcionada ao Flamengo: “É o maior do Brasil…”

A crescente hegemonia do Flamengo no futebol brasileiro tem provocado mudanças na percepção até mesmo…

15 horas ago

Gol do tetra de Danilo vira tatuagem de torcedor do Flamengo; veja como ficou

O recente título do Flamengo na Copa Libertadores de 2025 gerou não apenas comemorações, mas…

15 horas ago

Flamengo prepara proposta para contratar companheiro de Neymar no Santos

O Flamengo volta ao mercado com foco na posição de goleiro para a temporada de…

15 horas ago

Vídeo mostra Filipe Luís consolando Andreas Pereira após Flamengo x Palmeiras; assista

Um momento de empatia entre Filipe Luís e Andreas Pereira ganhou destaque nas redes sociais…

20 horas ago