Flamengo

Brasil terá time inédito na estreia da Copa do Mundo; veja a escalação

A seleção brasileira terá uma escalação inédita para a estreia na Copa do Mundo do Catar, nessa quinta-feira, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail.

O técnico Tite optou por escalar Vini Junior como titular da ponta esquerda do ataque e deslocar Lucas Paquetá para o meio de campo, ao lado de Casemiro. Assim, Fred começará no banco de reservas. A formação foi testada nos treinos de segunda e terça-feira, aos quais a imprensa não teve acesso.

Tal escalação contempla quatro atacantes, sendo que Neymar desempenha um papel de mais criação, tendo liberdade para recuar e ajudar a preparar as jogadas. Sem a bola, o camisa 10 tem menos obrigações defensivas.

Se não ocorrer nenhuma surpresa de última hora, o Brasil irá a campo contra a Sérvia com: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Junior.

Na vitória por 3 a 0 sobre Gana, em setembro, Tite adotou equipe parecida, porém com laterais diferentes. Na ocasião, Éder Militão e Alex Telles foram os titulares.

Ao longo da atual sequência de 15 jogos de invencibilidade, iniciada em setembro do ano passado, a Seleção teve Fred como titular na maioria das vezes – nove partidas. Porém, o jogador virou reserva do Manchester United nessa temporada.

Já Lucas Paquetá começou apenas duas partidas como segundo volante – a última contra a Tunísia, em amistoso realizado em setembro. Na terceira rodada das Eliminatórias, em novembro de 2020, ele atuou dessa forma no segundo tempo do jogo contra a Venezuela. O mesmo ocorreu na etapa final do duelo contra a Colômbia, em novembro de 2021. Vale lembrar que o jogador desempenhou tal função no Flamengo e no Lyon.

A formação com dois atacantes pelos lados foi usada nesse período em seis ocasiões, sendo que em cinco delas foram escalados Vini Junior e Raphinha – a exceção foi contra o Chile, quando Antony jogou. Porém, em duas dessas vezes Neymar atuou como falso 9, o que está descartado por Tite por ora.

Desde o início da preparação para a Copa, na semana passada, a comissão técnica brasileira vinha dando indícios que utilizaria dois pontas. Nos treinos, Paquetá também atuou pelo centro, na mesma posição em que concorrem Bruno Guimarães e Fred. Porém, em nenhum dos trabalhos abertos à imprensa Tite mostrou a escalação.

Nessa terça-feira, o técnico fechou o treino aos jornalistas. Já na quarta, véspera da partida, apenas o aquecimento poderá ser assistido e filmado. Antes desse último trabalho, o técnico Tite e o zagueiro Thiago Silva concederão entrevistas coletivas, às 9h30 (de Brasília).

Retirado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

Recent Posts

A declaração de Abel Ferreira sobre brigas por posição no Palmeiras

Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…

5 minutos ago

Santos: Cléber Xavier é sincero sobre chances de ser auxiliar de Tite

Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…

10 minutos ago

São Paulo: a declaração de Lucas Moura sobre retorno aos gramados

Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…

15 minutos ago

Flamengo planeja exposição de troféu na Gávea; veja detalhes

O Flamengo anunciou que irá receber a taça da Copa do Mundo de Clubes da…

20 minutos ago

Enner Valencia vive momento crítico no Internacional

Enner Valencia atravessa um dos momentos mais desafiadores desde que chegou ao Internacional. Após iniciar…

25 minutos ago

Abel Ferreira atinge feito muito importante no comando do Palmeiras

A vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na terça-feira (30), pela…

30 minutos ago