Quem é o sósia colombiano de Vinicius Jr. que já ‘parou’ o aeroporto e ‘chocou’ ex-Flamengo com semelhança

Vinícius Júnior é titular pelo Brasil no jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo ( Foto: Agustin Marcarian/Reuters)

Em Cali, na Colômbia, a mais de 8.000 quilômetros de Madri, capital da Espanha, um “outro” Vinicius Jr. faz sucesso, mas fora das quatro linhas. E por conta de sua semelhança com o astro do Real Madrid, que estará em ação pela seleção brasileira neste sábado (25), às 19h (de Brasília), em amistoso contra Marrocos, com .

Nascido em 2000 e com 22 anos, assim como o verdadeiro Vini Jr., o influencer colombiano Ricardo Rincón, mais conhecido como Vini Colômbia, viu a sua vida mudar em um piscar de olhos depois de ser chamado diversas vezes pelo nome do astro brasileiro. E, hoje, ganha a fama nas redes sociais, com mais de 600 mil seguidores entre Instagram e Tik Tok. E ele tem muitos fãs, inclusive do Brasil.

Ex-funcionário de uma agência de viagens em Cali, o jovem conta com o apoio de seus amigos e companheiros de trabalho para estar sempre atualizado no visual, já que se inspira nas roupas, joias e cortes de cabelo do astro merengue. Ricardo também sonha conhecer Vinicius Jr., assim como o Brasil e a Espanha, onde reside Vinicius, para visitar um “templo” chamado Santiago Bernabéu.

Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, Ricardo contou como o projeto de ser tornar sósia de Vinicius Jr. teve início. E segundo ele, tudo começou após um teste no Llaneros, clube da 2ª divisão colombiana. E diferentemente do verdadeiro Vini Jr., que joga no ataque, o seu forte sempre foi no gol.

“Como todo garoto, eu queria ser jogador de futebol e fui fazer um teste, e chegaram jogadores profissionais do time. Eles chegaram no campo e disseram: ‘É o Vinicius?’. E eu respondia ‘olá’. Para mim não passava de uma brincadeira, mas amigos próximos continuaram me chamando de ‘Vinicius'”, começou por dizer.

E foi em maio do ano passado, mais precisamente na final da última edição da Champions League, vencida pelo Real Madrid contra o Liverpool, em Paris, e com gol de Vinicius Jr., que Ricardo definitivamente percebeu que o trabalho como sósia do astro brasileiro renderia frutos. Isso porque ele simplesmente parou o local onde foi assistir à partida.

“Na final da Champions League, fui em um lugar próximo à minha casa onde colocam telões. Quando cheguei lá já estava cheio e o pessoal começou a perguntar: ‘Vinicius, o que está fazendo aqui? Não está jogando a final da Champions? O que você faz por aqui?’. Começou a partida, e o Vinicius fez o gol, e todo mundo chegou próximo de mim, pediu fotos, me agradeceram. Quando terminou a partida, foi uma loucura. Todo mundo chegou perto, queriam fotos e vídeos. E nesse meio tempo uma mulher me filmou, eu nem me dei conta e fui para casa. No dia seguinte acordei com muitas mensagens, ligações, o vídeo ‘viralizou’ e saiu em todas as páginas. ‘Viralizou’ no mundo inteiro. Influencers, programas de TV, rádios, muita gente importante do meio do futebol começou a se comunicar comigo. Depois que vi a magnitude de tudo o que tinha acontecido, eu decidi criar uma página no Instagram. Eu a criei e, de segunda-feira à sexta-feira, eu já tinha 10 mil seguidores. Como eu não tinha conhecimento, roubaram essa primeira página, me doeu muitíssimo porque foi algo que trabalhei bastante, que lutei para conseguir. Foi quando tomei a decisão de criar uma nova página, que é a que tenho ativa. Tudo isso tem sido incrível porque eu vou ao shopping, ao estádio, na rua, e todo mundo pensa que eu sou o Vinicius Jr.. Não apenas que eu me pareço, acreditam de verdade que eu sou o Vinicius”, prosseguiu.

‘Parou’ aeroporto na Colômbia e ‘chocou’ ex-Flamengo

Depois de assumir o personagem de Vini Colômbia, Ricardo já passou por algumas situações inusitadas. Entre elas, simplesmente parar o aeroporto de Bogotá, na capital da Colômbia, após ser confundido com Vinicius Jr.. E ele até foi parar em uma das salas VIP’s do Aeroporto Internacional El Dorado.

“Eu tinha uma viagem programada, então estava no aeroporto de Bogotá. Obviamente, eu me vesti igual ao Vinicius Jr., com o mesmo corte de cabelo, tudo igual. Eu estava esperando o meu voo, quando uma senhora passou por mim e ficou surpresa e começou a gritar por todo o aeroporto. ‘Você é o Vinicius?’. Eu disse, em português, ‘tudo bem’. E a senhora começou a gritar por todo o aeroporto e muita gente chegou próximo de mim. E então os funcionários do aeroporto me levaram para uma sala VIP. Perguntaram para mim o que estava acontecendo e eu disse: ‘não sei, só estou esperando o meu voo’. Todos pensaram que eu era o Vinicius Jr. de verdade. Isso foi algo incrível”, lembrou.

Contratado por alguns clubes da Colômbia para produzir conteúdos, Vini Colômbia também vivenciou uma outra situação curiosa no ano passado. Em uma viagem a Medellín, onde esteve junto dos jogadores do Águilas Doradas, Ricardo Rincón impressionou o ex-Flamengo Orlando Berrío, que foi companheiro de Vinicius Jr. no Rubro-Negro, por conta de sua semelhança.

“Em dezembro, eu estive no Águilas Doradas, onde joga Orlando Berrío. Ele foi companheiro de Vinicius Jr. no Flamengo. Ele me viu e ficou surpreso. ‘Eu te vejo e você é o Vinicius Jr.. Não é que você se parece ou é igual, eu vejo o Vinicius Jr. em você. Você tem o mesmo cabelo, o mesmo tom de pele, a mesma estatura’. Eu não mudei nada no meu físico para me parecr mais com Vinicius Jr., tudo é natural. Eu sempre tive esse corte de cabelo. Isso é o mais incrível. Berrío me disse que me pareço tal qual o Vinicius Jr.. Isso é algo ainda maior no meio de tudo o que está acontecendo.”

Sonha em conhecer Vini Jr.

Com fãs na Colômbia e até mesmo do Brasil e de outros países, Ricardo Rincón já teve a oportunidade de conversar com o irmão de Vinicius Jr., Netinho, e até mesmo ser seguido por Richarlison, atacante do Tottenham e da seleção brasileira, mas até hoje não teve a chance da falar ou conhecer pessoalmente o astro do Real Madrid. E esse é o seu grande sonho, que espera um dia poder realizar.

“Nunca (falei com o Vinicius Jr.). Com ele diretamente, não, mas já falei com o irmão dele, com alguns outros familiares dele e com alguns de seus amigos. Amigos dele já me mandaram mensagens. Há aproximadamente um, dois meses, o irmão dele me mandou uma mensagem dizendo que gostava dos meus vídeos, dos meus conteúdos. O irmão dele mesmo disse ‘você tem que conhecer o Vinicius’. E seguimos nos falando por mensagem ou por videochamada. Mas ainda não tive a oportunidade de falar com o Vinicius Jr.. Sei que ele sabe quem eu sou porque, durante as eliminatórias para a Copa do Mundo, Richarlison começou a me seguir, não sei se foi sem querer ou não. E na época eles estavam juntos, então acredito que o Vinicius já me viu. Pela TV, pelo irmão ou por algum de seus familiares”, contou.

“Sim, claro (sonho em conhecê-lo). Pessoalmente, eu não quero me empodeirar por parecer com o Vinicius Jr., o meu desejo é motivar e ajudar outros meninos que estão tentando chegar a times profissionais. É algo que eu faço para ajudar mais meninos. Meu sonho, a curto prazo, é viajar para a Espanha e me encontrar com o Vinicius Jr..”, disse, revelando o que deseja falar para o atacante assim que o encontrá-lo.

“Primeiro, depois que eu conquistasse a sua confiança e ficasse mais tranquilo, eu iria pedir para que fizéssemos um exame de sangue (risos). Essa seria a primeira coisa que falaria para ele, para quebrar o gelo e para eu ficar mais tranquilo (risos). E depois agradeceria a ele pelo que está fazendo e pelo que vai fazer pelo futebol. Quando estiver de frente para ele, quero dizer que não estou me aproveitando de jeito algum do fato de me parecer com ele. Eu não quer me aproveitar, antes de qualquer coisa, quero motivar mais meninos que querem chegar ao profissional. Muitos garotos me veem e se motivam, outros começam a chorar, me pedem um autógrafo, fotos. Isso é muito incrível. Obrigado a Vinicius Jr. por tudo o que está fazendo pelo futebol. Quero ajudar mais meninos que saíram de bairros perigosos, que muitas vezes podem optar por um caminho errado, a se concentrarem no futebol para se tornarem profissionais. Isso que eu diria a ele”, disse, exaltando ainda mais o brasileiro.

“O que eu mais admiro nele é que ele superou tudo o que passou quando chegou ao Real Madrid. Todos sabemos, não é um segredo para ninguém, que quando ele chegou no Real Madrid muitas pessoas o criticaram, zombaram dele, questionaram o presidente (Florentino Pérez) pela contratação. Mudar do Flamengo para o Real Madrid é um passo muito grande, então muitos o criticavam porque ainda não tinha se adaptado ao time. O que eu mais admiro do Vinicius é todo o processo que ele se propôs a fazer para chegar aonde está agora. Muita gente só conhece o Vinicius Jr. de agora, que joga aqui, que joga ali, mas ninguém sabe do processo que ele passou para chegar aonde está. Isso é o que eu mais admiro nele, a sua personalidade, o seu caráter. Em campo, o que eu mais gosto é da personalidade com que joga. Ele é jovem, muitos dizem que é um garoto, mas tem uma personalidade de gente grande em campo e ter 11 jogadores e todo o estádio contra ele, falando coisas para ele, de cunho racista. Gosto de sua personalidade, do seu caráter e de todo o processo que passou para estar aonde está agora”, prosseguiu, rebatendo as críticas feitas ao brasileiro por ‘bailar’ em campo.

“Não pode haver nenhum impedimento para se comemorar um gol dançando. Dança é alegria. Muitos não sabem como se expressar quando fazem um gol, muitas tiram a camisa, gritam. A dança é isso. Futebol é alegria, não é parecer um robô em campo, futebol é alegria. Isso que ele quer mostrar, que é feliz em campo. Sempre vou o apoiar. Muitas crianças se identificam com ele porque ele mostra alegria em campo, quando ele faz suas jogadas todos ficam felizes. As pessoas nos estádios em que ele jogam, seja pelo Real Madrid ou pela seleção brasileira, deveriam admirar o que ele faz. Futebol é alegria. Neymar, Paquetá… é isso que eles querem mostrar e todos sabemos que o Brasil é uma casa do futebol que nos traz alegria. Eu apoio Vinicius Jr.. Em vez de xingá-lo, criticá-lo, apoiá-lo. Está fazendo tantas coisas incríveis com tão pouca idade. Tudo o que ele fez até agora é incrível. Estou do seu lado nesta questão da dança.”

‘Fenômeno’ durante o Sul-Americano Sub-20

Durante a disputa do último Sul-Americano Sub-20, sediado na Colômbia e vencido pelo Brasil, Vini Colômbia esteve presente em quase todos os jogos da Amarelinha e também caiu nas graças dos jogadores brasileiros, incluindo o atacante Vitor Roque, o volante Andrey Santos e o goleiro Mycael, que foram chamados para a seleção principal para o amistoso deste sábado (25), em Tânger, contra o Marrocos, a partir das 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela .

“Aqui em Cali foi o Sul-Americano Sub-20, e a seleção brasileira sub-20 veio. Eu fui a todos os jogos do Brasil, e o Vitor Roque, Arthur, o goleiro (Mycael), todos me viram e ficaram impressionados comigo também. A comissão técnica da seleção brasileira sub-20, que agora vão comandar a principal, também vieram até mim, me cumprimentaram. E um jogo muito importante foi Colômbia x Brasil, em Cali. Eu estava na arquibancada totalmente neutro, eu sou colombiano e também me pareço com o Vinicius Jr., então não sabia o que fazer (risos). Fui ver o bom futebol”, lembrou.

“Foi incrível. Eles (jogadores) não podiam ficar próximos da torcida. Um por um, todos os jogadores foram me notando, eles chegavam, me cumprimentavam ‘meu irmão, tudo bem?’, eles diziam. Teve um dia que eu fui o último no estádio, então todos me cumprimentaram. Muita gente me pediu para ir para Bogotá, porque lá foi a final. Se eu fosse a Bogotá, muitos deles me presenteariam com camisas, mas não pude ir por questões financeiras. Eu queria ir. No fim das contas, não pude viajar, nem mesmo de ônibus. Vitor Roque e todos começaram a me seguir nas redes sociais, já tenho conversas com eles no Instagram e estamos nos falando.”

Ricardo Rincón, que é torcedor do Deportivo Cali, time de sua cidade, também revelou ter um carinho especial pelo Flamengo, clube onde Vinicius Jr. foi projetado, e que sonha em ir para o Rio de Janeiro, inclusive para conhecer o Maracanã. O jovem ainda contou que, inclusive, recebe muitos convites para conhecer o país.

“Sim, claro (gostaria de conhecer o Rio). Uma vez o irmão dele (Vinicius Jr.) me mandou uma mensagem em uma live e disse ‘Vinicius, venha para o Brasil. Quando estiver no Brasil, me liga e nos encontramos’. Eu tenho as portas abertas no Brasil e na Espanha, sei que se for a qualquer um dos dois países, será a realização de um sonho. Eu não quero ir para passear, quero ir em busca de uma meta, por um sonho de conhecer o Vinicius Jr.. Já tenho projetos idealizados para quando for para a Espanha. Quero ir à Praça de Cibeles, conhecer Madri, conhecer as instalações do Real Madrid. E para mim seria um sonho ir ao Santiago Bernabéu, isso seria tudo para mim”, disse.

Antes de finalizar, o jovem colombiano revelou que também ainda sonha em ser jogador futebol profissional, assim como Vini Jr., mas a princípio como goleiro e não atacante.

“Muitas pessoas me dizem para eu tentar me tornar jogador profissional, nesse caso como goleiro. Mas também jogo com os meus amigos e jogo na mesma posição do Vinicius Jr., e eu me saio muito bem. Eu tenho a esperança de em algum momento chegar a um time, da Colômbia ou de fora, e realizar esse sonho”, finalizou.

Retirado de: ESPN