O que Jorge Sampaoli já falou de algumas das estrelas do Flamengo

Sampaoli durante um jogo do Sevilha (Foto: Getty Images)

O Flamengo terá Jorge Sampaoli como comandante. E o treinador conhece algumas das principais estrelas do elenco rubro-negro.

Mesmo antes de assumir o clube carioca, o técnico argentino, seja na seleção chilena, no Olympique de Marselha ou na passagem pelo futebol brasileiro, quando comandou Santos e Atlético-MG, já chegou a falar sobre alguns dos principais atletas rubro-negros. E o ESPN traz o que foi dito.

Arturo Vidal

Entre 2013 e 2015, Jorge Sampaoli comandou a seleção do Chile. Por lá, conviveu com Arturo Vidal. Sobre o volante, o argentino falou em 2022 sobre a postura do jogador, que deixou a Europa e assumiu um papel de coadjuvante no elenco do Flamengo.

— Vidal assumiu um papel secundário com muita humildade e alegria. Não ser protagonista de um time sul-americano, vindo da Europa, deve ter sido difícil, mas o vejo feliz. Sempre tentei fazer com que Alexis viesse ao clube e quando planejei esta temporada, ele era uma prioridade para mim. Eu queria que Alexis e Vidal fossem para lá porque eles sabem se movimentar apesar do jogo físico que se prática na França.

Pulgar

Mais um que Sampaoli comandou quando treinava a seleção chilena. Sobre o volante, o treinador deu um conselho sobre o futebol brasileiro e o que Pulgar deveria ser acostumar quando chegasse para vestir a camisa do Flamengo.

— Pulgar tem que se acostumar com um futebol diferente, que tem tudo e existe muita pressão, não está acostumado. Eu achei que na Argentina era a maior pressão do mundo, mas no Brasil é muito mais complexo. As pessoas exigem mais, estão em cima o tempo todo. É complexo em terras brasileiras.

Gerson

O ‘Coringa’ trabalhou com Sampaoli no Olympique de Marselha antes de ser novamente negociado com o Flamengo. Antes de chegar à França, o meia se tornou personagem em entrevista do treinador argentino, que elogiou a adaptação no país e se mostrou entusiasmado com a possibilidade do jogador brilhar.

— Gerson vem de um futebol totalmente diferente. Há um momento de adaptação ao clube, ao sistema e aos companheiros. Mas vimos todo o seu talento em um dos maiores clubes do mundo, ao longo de sua história, o Flamengo, e não vimos maiores complicações em sua adaptação ao Marselha. O que ele mostrou ao Flamengo pode mostrar aqui. Portanto, o desenvolvimento da equipe, que é formada por 90% de novos jogadores, vai permitir uma melhor fixação. Tenho convicção de que Gerson vai brilhar ainda mais quando houver uma melhoria coletiva.

Gabigol

Em 2019, quando ficou com o título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu o Santos no Maracanã por 1 a 0, em um golaço de Gabigol. Após a partida, em entrevista coletiva, Sampaoli elogiou o camisa 9 por resolver o jogo em uma jogada de genialidade.

— Foi um jogo muito equilibrado, mas apareceu um jogador que fez um gol que ninguém esperava. Existem individualidades que resolvem, não tínhamos o que fazer.

Flamengo

Em 2020, o alvo de Sampaoli foi o próprio Flamengo. Após a vitória por 1 a 0 do Atlético-MG, na primeira rodada, no Maracanã, o argentino cravou que o clube carioca brigaria até o fim pela Libertadores e pelo Brasileirão.

Na primeira aposta, errou. O Rubro-Negro foi eliminado pelo Racing nas oitavas de final. No entanto, acertou na competição nacional, já que a equipe carioca conquistou o título ao final do ano.

— Essa equipe não só vai brigar pelo Brasileiro, vai brigar pela Libertadores. Tem um elenco incrível, um treinador que chegou agora, muito estudioso, que sabe o que quer. Seguramente, não são jogos isolados que vão modificar o que um clube pretende.

Marinho elogia Sampaoli

Agora, um caminho oposto. Não foi somente Sampaoli que elogiou atletas e o próprio Flamengo. Há o caso de Marinho, que trabalhou com o treinador no Santos, e revelou que foi pelas mãos do argentino que aprendeu a jogar futebol.

— Ele me ensinou a jogar futebol. A ser mais obediente. Quando o lateral vai jogar por dentro, porque ele gosta disso, ele me falava para ficar na linha. Eu aprendi a jogar mais taticamente. Eu só corria, disse o atacante em 2020.

Retirado de: ESPN