Maurício Souza e Diego Ribas conversam durante treino do Flamengo no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Livre no mercado da bola desde julho de 2022, Maurício Souza está de malas prontas para ter sua primeira experiência no exterior. O ex-técnico de Botafogo, Flamengo e Vasco irá comandar o Madura United, da Indonésia.
O site ‘Torcedores’ apurou que Maurício Souza assinou contrato com o Madura United até dezembro de 2024. O acordo prevê bonificações e premiações ao longo do compromisso. As partes acertaram também um termo aditivo que prevê a extensão do vínculo por mais uma temporada.
Ele foi escolhido para substituir Rakhmat Basuki, demitido no fim da temporada após comandar a equipe em cinco partidas na Liga da Indonésia. O time terminou a competição na sétima colocação com 51 pontos. Foram 24 pontos a menos que o campeão PSM Makassar.
O Madura United será o primeiro clube de Maurício Souza no exterior. O treinador decidiu ir para o futebol indonésio que tem investido na contratação de profissionais brasileiros. Antes do acerto, o treinador recusou ofertas para comandar times da África do Sul e Angola.
Ainda segundo apurou a reportagem, Maurício Souza chega ao Madura United acompanhado do auxiliar técnico João Eduardo. Ele, porém, negocia com a diretoria a ida de outros profissionais da sua confiança: um preparador físico e um treinador de goleiros.
No Madura United, o treinador terá a companhia de três jogadores brasileiros. Ele comandará o zagueiro Cleberson Souza, ex-Cruzeiro e Athletico Paranaense, o meia-ofensivo Jajá, ex-Flamengo e Tombense e, o atacante Lulinha ex-Corinthians e Botafogo.
Maurício Souza foi atacante do America-RJ entre 1995 e 1997. Rápido, ágil e habilidoso, Mauricinho, como era chamado por seus companheiros, aposentou-se precocemente do futebol devido a uma grave lesão no joelho direito.
Em 2010, iniciou a carreira de técnico nas divisões de base do Botafogo onde conquistou o Campeonato Carioca sub-20 (2014) e o Torneio Otávio Pinto Guimarães (2015). No Flamengo, viveu seu melhor momento tanto na base quanto no profissional.
Ele comandou a equipe rubro-negra sub-20 em sete conquistas: Supercopa do Brasil (2019), Campeonato Brasileiro (2019), Copa São Paulo de Futebol Júnior (2019), Campeonato Carioca (2018 e 2019) e Torneio Octávio Pinto Guimarães (2018 e 2019).
Em 2019, ele passou a ser membro da comissão técnica permanente do Flamengo. Em duas temporadas na função, Maurício Souza trabalhou com Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni e Renato Portaluppi. Deixou o clube após a chegada de Paulo Sousa em 2022.
No mesmo ano foi contratado pelo Athletico Paranaense para ser auxiliar técnico de Alberto Valentim. Porém, ficou apenas cinco meses na função. Ele deixou o clube após a chegada de Luiz Felipe Scolari.
Um mês depois, foi anunciado como novo treinador do Vasco, sendo seu primeiro trabalho como treinador efetivo de uma equipe profissional. Ele ficou apenas 44 dias no cargo devido aos maus resultados do time de São Januário na Série B do Campeonato Brasileiro.
Retirado de: Torcedores
Após a saída de Rosana Augusto anunciada na quinta-feira (16 de outubro), o Flamengo virou…
A Globo enfrentou críticas após o Upfront 2026, realizado na segunda-feira (13 de outubro), por…
Num dia movimentado no noticiário rubro‑negro, o Flamengo promoveu mudança no comando do futebol feminino…
As principais do dia passam por três frentes: o avanço da negociação para o retorno…
O Paris FC voltou à Ligue 1 após quase 50 anos e aposta em um…
O Flamengo concluiu neste sábado (18) sua preparação para o decisivo confronto diante do Palmeiras,…