Shola, novo reforço do Flamengo (Foto: Divulgação)
O Flamengo tem em Elijah Shola, um atacante nigeriano de 18 anos, a sua conexão mais recente com o futebol africano. E a ideia é que o olhar do clube para o continente vá além.
Shola é o primeiro contratado desde que o Flamengo passou a observar de forma mais próxima jogadores africanos. Ele assinou por empréstimo até 31 de janeiro de 2024, junto ao Remo Stars (NIG). O Fla tem opção de compra se entender que o jogador tem futuro.
O Flamengo entende que pode ampliar a captação de jogadores na África, olhando o que acontece nos clubes europeus.
O observador do Fla, Lucien Souza, fez três viagens recentes a países africanos: passou por Nigéria, Senegal e Egito (Copa Africana Sub-20).
Shola chamou atenção inicialmente na Viareggio Cup, disputada na Itália, em março de 2022. O time dele foi vice-campeão. Depois, Lucien foi ao Remo Stars, em novembro.
Após a indicação de Lucien, a diretoria continuou a observação do jogador por meio de plataformas de análise de desempenho e tomou a decisão de contratá-lo.
Shola teve o nome publicado no BID da CBF na sexta-feira (21) passada e está liberado para atuar pelo Fla em competições nacionais.
“Para a gente, é uma novidade, um mercado que precisamos conhecer melhor. Mas pela grandeza, não podemos nos fechar. Grandes europeus têm africanos performando em altíssimo nível, por que o Flamengo não?”
O comando da base do Flamengo entende que Shola ainda está em fase de adaptação. A diretoria da base adota cautela para que ele não seja lançado em fases decisivas dos torneios. Nesta quarta (26), o Fla enfrenta o Athletico no jogo de volta pelas quartas de final do Brasileirão Sub-20 e precisa virar o confronto, após perder na ida por 2 a 1. A tentativa de deixar Shola mais à vontade passa pelo contato com o técnico do sub-20 B, Leonardo Cherede, que fala inglês.
Shola é um jogador veloz, um atacante pelas pontas. No Remo Stars, jogava no meio-campo, até que um treinador o deslocou para ser um atacante de lado de campo.
Em testes com a comissão técnica do Flamengo, ele chegou a bater 36 km/h. Em 2019, contra o Internacional, Bruno Henrique atingiu 38 km/h.
O jogador chegou a participar de treinos com o time principal do Flamengo e tirou uma foto com David Luiz. O nigeriano é torcedor do Arsenal, um dos times que o zagueiro defendeu na Inglaterra.
O Flamengo já teve três africanos no time profissional. O mais recente foi Aluspah Brewah, em 2004, de Serra Leoa, que não chegou a jogar por conta de problemas no visto.
Retirado de: Uol
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…