Shola, novo reforço do Flamengo (Foto: Divulgação)
O Flamengo tem em Elijah Shola, um atacante nigeriano de 18 anos, a sua conexão mais recente com o futebol africano. E a ideia é que o olhar do clube para o continente vá além.
Shola é o primeiro contratado desde que o Flamengo passou a observar de forma mais próxima jogadores africanos. Ele assinou por empréstimo até 31 de janeiro de 2024, junto ao Remo Stars (NIG). O Fla tem opção de compra se entender que o jogador tem futuro.
O Flamengo entende que pode ampliar a captação de jogadores na África, olhando o que acontece nos clubes europeus.
O observador do Fla, Lucien Souza, fez três viagens recentes a países africanos: passou por Nigéria, Senegal e Egito (Copa Africana Sub-20).
Shola chamou atenção inicialmente na Viareggio Cup, disputada na Itália, em março de 2022. O time dele foi vice-campeão. Depois, Lucien foi ao Remo Stars, em novembro.
Após a indicação de Lucien, a diretoria continuou a observação do jogador por meio de plataformas de análise de desempenho e tomou a decisão de contratá-lo.
Shola teve o nome publicado no BID da CBF na sexta-feira (21) passada e está liberado para atuar pelo Fla em competições nacionais.
“Para a gente, é uma novidade, um mercado que precisamos conhecer melhor. Mas pela grandeza, não podemos nos fechar. Grandes europeus têm africanos performando em altíssimo nível, por que o Flamengo não?”
O comando da base do Flamengo entende que Shola ainda está em fase de adaptação. A diretoria da base adota cautela para que ele não seja lançado em fases decisivas dos torneios. Nesta quarta (26), o Fla enfrenta o Athletico no jogo de volta pelas quartas de final do Brasileirão Sub-20 e precisa virar o confronto, após perder na ida por 2 a 1. A tentativa de deixar Shola mais à vontade passa pelo contato com o técnico do sub-20 B, Leonardo Cherede, que fala inglês.
Shola é um jogador veloz, um atacante pelas pontas. No Remo Stars, jogava no meio-campo, até que um treinador o deslocou para ser um atacante de lado de campo.
Em testes com a comissão técnica do Flamengo, ele chegou a bater 36 km/h. Em 2019, contra o Internacional, Bruno Henrique atingiu 38 km/h.
O jogador chegou a participar de treinos com o time principal do Flamengo e tirou uma foto com David Luiz. O nigeriano é torcedor do Arsenal, um dos times que o zagueiro defendeu na Inglaterra.
O Flamengo já teve três africanos no time profissional. O mais recente foi Aluspah Brewah, em 2004, de Serra Leoa, que não chegou a jogar por conta de problemas no visto.
Retirado de: Uol
A bola rola no dia 25 de abril, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio…
Regulamentada e seguindo todas as normas necessárias, a MC Games tem se consolidado como uma…
A Play, a mais recente marca do C3B Gaming Group, estreou em 2025 com a…
O Flamengo recebe o Vitória pelo primeiro jogo da 5ª fase da Copa do Brasil.…
O meio-campista Alisson, do São Paulo, está sem rumo desde o início da temporada, após…
A MC Games anunciou a modernização completa do seu blog oficial, com mudanças no layout,…