Gabigol segurando a taça Brasileirão 2020 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
A equipe rubro-negra conseguiu, em 2020 e 2009, arrancadas surpreendentes na segunda parte dos pontos corridos, que servem de inspiração para o cenário atual. A semana também serviu para aparar arestas após a briga entre o meia Gerson e o lateral Varela.
O episódio serviu para que o grupo se unisse entre si e entorno do técnico Jorge Sampaoli, apesar das dificuldades de relacionamento existentes. O pacto é fazer um segundo turno diferente do primeiro, quando o Flamengo oscilou bastante.
A volta de Pulgar no meio de semana deu boa consistência à equipe, e o chileno é preferido de sampaoli para a posição de primeiro volante. Allan e Thiago Maia brigam pela vaga.
Quem não lembra da equipe de 2009 com Petkovic em grande fase e Adriano entre trancos e barrancos? No início do segundo turno, o Flamengo ainda tinha cara de rebaixado. Chegou a ocupar a 14ª posição na 23ª rodada. No entanto, uma chave virou na equipe, que começou a acumular vitórias.
O time rubro-negro perdeu apenas uma partida até o fim do campeonato e bateu concorrentes diretos, como Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG. Assim, assumiu a liderança com um triunfo sobre o Corinthians e dependia apenas de si na última rodada para se sagrar campeão, o que aconteceu diante do Grêmio, no Maracanã, com gol de Ronaldo Angelim.
Em 2020, o Flamengo foi eliminado das Copas e restava apenas a liga nacional. Mas a campanha no Brasileirão começou mal e São Paulo e Internacional dispararam. A vantagem chegou a ser de 11 pontos. Mesmo assim, o Flamengo nunca desistiu e, com arrancada sensacional e vitória sobre o Inter, atingiu a liderança na penúltima rodada.
Assim como em 2009, a jornada decisiva foi repleta de emoção. O Flamengo perdeu para o São Paulo, no Morumbi, mas contou com um tropeço do Internacional no Beira-Rio para se sagrar campeão. O Colorado, inclusive, teve um gol anulado de Edenílson nos acréscimos.
Retirado de: Extra
Aos 34 anos, Kyle Walker decidiu abrir o jogo sobre qual jogador lhe causou mais…
John Textor, acionista da SAF do Botafogo e proprietário da Eagle Football, emitiu uma nota…
Agustín Giay, lateral-direito do Palmeiras, vem se destacando cada vez mais nas últimas partidas da…
Ramon Abatti Abel, árbitro da partida entre Palmeiras e Botafogo, pela primeira rodada do Campeonato…
Após uma sequência positiva de vitórias longe de casa, incluindo o triunfo por 2 a…
Enquanto o São Paulo tenta manter o bom desempenho em campo, mesmo com um elenco…