Logomarca da TV da Bandeirantes (Foto: Reprodução/Logo Download)
Por: Leonardo Antônio
A demissão de Farid Germano Filho da Band RS aconteceu após um incidente durante a edição de 14 de dezembro do programa “Os Donos da Bola”. Durante o programa, Farid fez a imitação de sons de macaco enquanto se referia ao ex-goleiro Muteba Kidiaba, do Mazembe, clube da República Democrática do Congo. Este gesto foi interpretado como um ato racista, especialmente em referência à derrota do Internacional para o Mazembe na semifinal do Mundial de Clubes de 2010.
A repercussão do caso foi imediata e intensa, especialmente nas redes sociais, onde torcedores do Internacional e de outros clubes, bem como diversos grupos sociais, expressaram indignação. A Band RS reagiu rapidamente, afastando Farid do programa e, em seguida, demitindo-o na sexta-feira, 15 de dezembro. A emissora também optou por retirar a edição do programa de suas redes sociais e do canal do YouTube.
Após o incidente, Farid Germano Filho usou as redes sociais para pedir desculpas. Ele reconheceu o erro grave cometido, mas negou ser racista, expressando pesar e pedindo perdão pelo ocorrido. A Band RS, por sua vez, não se pronunciou oficialmente sobre a demissão até o início da noite da sexta-feira.
Este caso destaca a importância da consciência sobre atitudes e expressões que podem ser interpretadas como racistas, e a responsabilidade dos meios de comunicação e seus profissionais em evitar e condenar qualquer forma de discriminação.
O Flamengo está próximo de anunciar um novo nome para o elenco comandado por Filipe…
A transferência de Gerson para o Zenit foi selada de forma direta: o clube russo…
Com uma arrecadação expressiva nos últimos meses, o Flamengo vive um momento de maior estabilidade…
Antes de enfrentar Michael Johnston e Luiz Araújo, o meia Joshua Kimmich já previa que…
Michael Johnston e Facundo Colidio estão no centro das movimentações do Flamengo nesta janela de…
O Flamengo está muito próximo de confirmar a chegada do atacante Michael Johnston, atualmente no…