Tite é questionado sobre a não utilização de Gabigol no Flamengo

Tite comanda treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo alcançou mais uma vez a final do Campeonato Carioca, marcando presença na decisão pelo sexto ano consecutivo. A classificação veio após um empate sem gols com o Fluminense no jogo de volta da semifinal, realizado no sábado (16). Este resultado, somado à vitória por 2 a 0 no jogo de ida, garantiu ao Mengão sua posição na finalíssima do torneio estadual. A partida foi marcada pela expectativa em torno de Gabigol, que, apesar de estar à disposição do técnico Tite, não entrou em campo durante o clássico.

A ausência de Gabriel Barbosa no jogo contra o Fluminense gerou questionamentos, prontamente esclarecidos pelo treinador Tite em coletiva de imprensa após a partida. Segundo Tite, a decisão de manter o atacante no banco de reservas teve como base uma opção tática específica para o jogo, bem como a recente recuperação do jogador de um problema físico.

Tite destacou a importância de utilizar estratégias que melhor se adaptassem às condições do jogo e às características dos adversários, optando pela entrada de Bruno Henrique, que se encaixava melhor na dinâmica buscada para o confronto.

— Trabalhamos da mesma maneira que trabalhamos com todos. Exigindo empenho e dedicação de todos. No jogo, vemos a exigência de cada partida. No último jogo, tinha muito espaço nas costas da linha defensiva do Fluminense. Por isso a entrada do Bruno Henrique. O Gabriel só fez um treinamento mais forte com o grupo, afirmou Tite.

Gabigol enfrentou recentemente desafios físicos que o afastaram de dois jogos importantes, ambos contra o Madureira e o Fluminense. Esses problemas musculares limitaram sua participação nos compromissos do time, levando a uma gestão cautelosa de seu retorno às atividades plenas. A sua reintegração aos treinamentos, embora positiva, foi gradual, culminando em apenas um treino intensivo com o grupo antes do clássico decisivo da semifinal.

Após a conquista da vaga para a final, o técnico Tite concedeu ao elenco do Flamengo uma merecida pausa, anunciando três dias de folga para os jogadores.