Dorival Jr quer convocar atacante do Flamengo

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira (Foto: Reprodução)

No cenário atual do futebol brasileiro, a relação entre jogadores, clubes e seleção nacional segue sendo um tema de grande interesse e discussão. Recentemente, a situação do atacante Pedro, peça fundamental do Flamengo, chamou a atenção pela sua ausência na primeira convocação feita por Dorival Jr, agora no comando técnico da seleção brasileira. Apesar dessa ausência inicial, informações apontam que Pedro não foi esquecido pelo técnico, estando, de fato, em seu radar para futuras convocações.

Dorival Jr optou por uma abordagem que busca integrar jogadores que atuam no exterior e que possuem menos experiência com a camisa da seleção. Essa escolha estratégica deixou Pedro, que teve um desempenho notável sob a tutela de Dorival no Flamengo em 2022 e uma participação na última Copa do Mundo, fora da lista.

A decisão de Dorival de incluir Richarlison como o único centroavante na sua primeira convocação sugere um planejamento e a intenção de avaliar outras opções para o ataque brasileiro. Além de Pedro, outros jogadores do Flamengo foram lembrados na convocação, como Ayrton Lucas e Fabricio Bruno, demonstrando que o treinador mantém um olhar atento ao talento disponível no futebol nacional.

Pedro em treino do Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Atualmente, em 2024, Pedro atravessa uma fase excepcional no Flamengo, reafirmando seu valor e importância para o clube. Com nove gols marcados em dez partidas, ele não apenas lidera a artilharia do time, mas também reforça sua candidatura para futuras oportunidades na seleção brasileira.

Pedro Guilherme Abreu dos Santos

Revelado pelas categorias de base do Fluminense, Pedro Guilherme Abreu dos Santos, ou simplesmente Pedro, chamou atenção desde cedo por seu faro de gol, sendo o principal artilheiro das categorias de base do Brasil em 2016, com 32 gols. Sua estreia pelo time principal do Fluminense veio em 2016, e no Campeonato Carioca de 2018, destacou-se como artilheiro da competição. Apesar de uma contusão que o afastou dos gramados em 2018, sua performance no Fluminense o levou a ser eleito a revelação do Campeonato Brasileiro daquele ano​​.

Em 2019, Pedro transferiu-se para a Fiorentina, mas sua passagem pelo futebol italiano foi breve e marcada por poucas oportunidades de jogo. Em janeiro de 2020, retornou ao Brasil para jogar pelo Flamengo, inicialmente por empréstimo. Sua estreia pelo rubro-negro foi promissora, marcando gol e dando assistência. Ao fim do empréstimo, o Flamengo adquiriu Pedro em definitivo, consolidando sua posição como uma peça importante do elenco.

No Flamengo, Pedro teve momentos de altos e baixos, alternando entre a titularidade e o banco de reservas, especialmente devido à concorrência com Gabigol. Ainda assim, contribuiu significativamente para conquistas do time, como o Campeonato Brasileiro de 2020, sendo reconhecido como o melhor jogador do mês de novembro na competição​​​​.

Pedro e Everton Ribeiro em treino da Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Além dos clubes, Pedro também teve momentos importantes na seleção brasileira. Ele foi convocado pela primeira vez em 2018, mas teve que se retirar por lesão. Sendo assim, ele fez sua estreia pela seleção principal em novembro de 2020, em uma partida das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 contra a Venezuela. Em setembro de 2022, marcou seu primeiro gol pela seleção, em uma vitória sobre a Tunísia. Sua performance o levou a ser convocado para a Copa do Mundo de 2022​​.

Pedro acumula importantes títulos em sua carreira, destacando-se a conquista da Copa Libertadores e da Copa do Brasil em 2022 pelo Flamengo, além de títulos do Campeonato Brasileiro e da Recopa Sul-Americana. Sua habilidade em campo e contribuições decisivas nos momentos cruciais solidificaram sua reputação como um dos atacantes mais promissores do futebol brasileiro​​.