VAR comete erro inacreditável contra o Botafogo

Impedimento de Damián Suárez em Botafogo x Bahia — Foto: Reprodução

Gol de Júnior Santos foi anulado por impedimento de Damián Suárez

A CBF disponibilizou as imagens e áudio da cabine do VAR no jogo entre Botafogo 1 x 2 Bahia, ocorrido ontem à noite no Estádio Nilton Santos, válido pela 5ª rodada do Brasileirão. Um dos momentos controversos – que inclusive gerou reclamação do técnico Artur Jorge , foi a marcação de impedimento de Damián Suárez no lance do gol de Júnior Santos. Assista ao vídeo abaixo.

Logo no início do segundo tempo, Marlon Freitas fez um lançamento em profundidade para o uruguaio. O zagueiro invadiu a área e fez o cruzamento para Júnior Santos empurrar a bola para as redes. Após pouco mais de dois minutos de revisão no VAR, o árbitro Rafael Rodrigo Klein anulou o gol por conta do impedimento de Suárez na origem da jogada.

O responsável pelo VAR na partida foi Igor Junio Benevenuto.

— Campo marcou impedimento, tá? Aguarde, tá? Vamos traçar as linhas. Primeiro defensor, é esse ou o debaixo. Marca ele, em cima do tronco. Agora vamos marcar o outro jogador, vai para a esquerda… Vai ser o 13 (Arias). O defensor é o 13 (Arias). Agora coloca no atacante (Damián Suárez). Pode subir (a linha), até o braço dele… Esse é o ângulo. Para a esquerda, para a direita… Isso. É o braço dele. Ok. Pode confirmar. Impedimento. Sem penal, lance limpo , afirmou Igor Junio.

Artur Jorge, técnico do Botafogo, discordou da decisão de impedimento e manifestou sua insatisfação em entrevista coletiva após o jogo.

— Fizemos um gol a um minuto e meio do segundo tempo que, para mim, é gol claro. Para mim é gol e não há nenhum impedimento que justifique a invalidação – afirmou.

No programa Troca de Passes, PC Oliveira, comentarista de arbitragem dos canais Globo, concordou com a marcação de impedimento.