Categories: Flamengo

Futebol brasileiro poderá sofrer alteração muito aguardada pelos times em 2025

Nos próximos dias, a Comissão Nacional de Clubes (CNC) e a CBF irão se reunir para discutir o calendário do futebol brasileiro para 2025. Uma das principais pautas será a redução das datas dos campeonatos estaduais, que atualmente variam entre 12 e 16 jogos por equipe, dependendo do Estado. A proposta visa atender a reclamações constantes de técnicos, dirigentes e jogadores sobre o calendário apertado, que em 2024, por exemplo, prejudicou equipes como o Flamengo durante a Copa América.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, admitiu que a redução das datas dos Estaduais só será possível mediante um acordo entre clubes e federações. Especificamente, será necessário um consenso com os times de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que ainda mantêm 16 jogos por equipe em seus campeonatos regionais. Atualmente, outros estados já utilizam um formato com 12 datas. A reunião da CNC, marcada para segunda-feira (22), contará com a participação de nove clubes, sendo cinco da Série A: Atlético-GO, Fluminense, Fortaleza, Internacional e São Paulo.

Ednaldo Rodrigues destacou que, embora a CBF tenha a prerrogativa de definir o calendário do futebol brasileiro, a confederação está disposta a ouvir a Comissão Nacional de Clubes. “Se os clubes propuseram às federações, não há problema nenhum em reduzir para 12 datas. Hoje, são três federações que fazem campeonatos com 16 datas, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As outras já fazem em 12. Isso não passa pela CBF. São filiados às federações e podem discutir os campeonatos”, afirmou Rodrigues.

A proposta de redução das datas enfrenta resistência, especialmente devido a contratos existentes para o próximo ano e ao impacto financeiro que a diminuição do número de jogos pode causar. Além disso, a situação no Nordeste é um pouco diferente, já que os Estaduais da região possuem até 12 datas, mas há a Copa do Nordeste a ser considerada. Rodrigues reforçou que a CBF não interferirá diretamente no trabalho da comissão e que o departamento técnico da confederação se reunirá com os clubes para analisar o que é possível fazer.

“Não interfiro no trabalho da comissão. Vamos ouvir os clubes. Eles disseram que têm uma proposta, marquei então para o Departamento de competições se reunir com eles para mostrar o que é possível fazer”, afirmou ele.

O calendário do futebol brasileiro é tradicionalmente apertado, acomodando 38 datas do Campeonato Brasileiro, 14 da Copa do Brasil, 16 dos Estaduais e até 17 datas da Libertadores, além das Datas Fifa. Nos próximos seis anos, a situação será ainda mais desafiadora, com a realização de competições como o Super Mundial de Clubes em 2025, a Copa do Mundo em 2026, a Copa América em 2028 e a Copa do Mundo Feminina em 2027, todas elas no meio do ano.

Equipe Gávea News

Recent Posts

Flamengo: Léo Pereira comenta sobre revanche contra o Palmeiras na Libertadores

No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…

13 horas ago

Entenda os bastidores do trabalho que guiou Filipe Luís e Flamengo à final da Libertadores

Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…

13 horas ago

Filipe Luís e Rodrigo Caio podem atingir mesmo feito de jogadores do Flamengo na Libertadores; entenda

A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…

14 horas ago

Candidato a protagonismo na final, jogador do Flamengo tenta apagar “drama” contra o Palmeiras

Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…

14 horas ago

Site adulto lança promessa inusitada para os jogadores do Flamengo em caso de título da Libertadores

Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…

15 horas ago

Vídeo: Eduardo Bandeira, ex-presidente do Flamengo, é ovacionado por torcedores antes da final da Libertadores

Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…

1 dia ago