Bernard durante o jogo entre Atlético-MG x Vasco pelo Brasileirão 2024 (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)
Cria das categorias de base do Atlético-MG e jogador profissional desde 2011, Bernard está de volta ao futebol brasileiro após anos atuando fora do país. Convidado especial do GaloCast, podcast veiculado na última quarta-feira (24), o atleta falou sobre a carreira e destacou o melhor treinador com quem já trabalhou.
— O treinador que eu aprendi muito, mas absurdo mesmo, em questão de posicionar o corpo, achar espaço entre linhas e dar opção de passes melhores para os companheiros, foi com o Paulo Fonseca – que agora está no Milan. É um treinador absurdo de inteligente, novo e mudou minha trajetória no Shakhtar -, contou, antes de prosseguir:
— Esse cara tirou água de pedra. Absurdo. O que esse cara fez com os jogadores do Shakhtar, os ucranianos… Um ano antes, eles não davam um passe direito. Depois, com certas dicas de posicionamento de corpo, saber o momento de subir a linha ou de descer… Ensinou futebol -, pontuou.
Como citado, Bernard voltou ao futebol brasileiro após anos jogando fora do país, justamente para defender o Atlético-MG, seu clube formador. O meio-campista assinou pré-contrato com o clube mineiro em fevereiro deste ano para reforçar a temporada.
O jovem chegou ao Atlético-MG em 2006, aos 14 anos de idade, e em 2010, foi emprestado ao Democrata Sete Lagoas, da segunda divisão do Campeonato Mineiro. Na disputa da Série B, foi o artilheiro da competição, com 14 gols em 16 jogos.
Em 2011, voltou ao Atlético-MG, onde ficou até 2013. No período em questão, disputou 100 partidas pelo time mineiro e marcou 22 gols. Em agosto de 2013, assinou contrato de cinco temporadas com o Shaktar Donetsk, onde trabalhou com Paulo Fonseca, a quem elegeu como seu melhor treinador.
Em 2018, Bernard se transferiu para o Everton. No clube inglês, ficou por três temporadas, disputou 84 jogos e balançou as redes em oito gols. Depois do Everton, o meia anota passagens por Al-Sharjah, dos Emirados Árabes e do Panathinaikos, da Grécia.
No embarque do Flamengo rumo a Lima, torcedores expressaram o desejo de revanche contra o…
Menos de um ano após encerrar a carreira como jogador, Filipe Luís assumiu o time…
A final da Libertadores neste sábado (29), às 18h (de Brasília), em Lima, representa mais…
Na decisão da Libertadores, neste sábado (29), às 18h (de Brasília), Carrascal carrega uma motivação…
Em clima de decisão, o elenco do Flamengo recebeu uma oferta inusitada fora dos gramados.…
Em meio à atmosfera decisiva que cerca a final da Copa Libertadores, o ex-presidente do…