Everton Cebolinha durante jogo contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, no Maracanã (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
No último domingo (11), o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Palmeiras, em jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, entretanto, teve uma notícia bem negativa: a lesão de Everton Cebolinha, que teve ruptura total do tendão de Aquiles do pé esquerdo.
Ex-fisioterapeuta do Flamengo, Fábio Marcelo conversou com a Rádio Globo, explicou a lesão de Everton Cebolinha e falou sobre o tempo de recuperação do jogador, que pode variar entre seis e dez meses.
— Uma ruptura do tendão de Aquiles, do calcâneo, não é uma lesão corriqueira, não é uma lesão comum no futebol, que ocorre sempre. Mas, é uma lesão que tem bom prognóstico de pós-operatório e também fisioterapia. A recuperação tem em média seis a oito meses, podendo se estender a 10 meses, e o atleta fica pronto para retornar -, informou.
O fisioterapeuta também explicou como é feito o trabalho de reabilitação do atleta no pós-operatório e a introdução gradual das atividades para uma recuperação completa e que permita o jogador a retornar aos gramados.
— Quanto à fisioterapia atuando no pós-operatório de reconstrução, posso dizer que dividimos em fases. A inicial, ainda imobilizado, com posicionamentos adequados durante algumas semanas, em que se respeitam esses posicionamentos, mas podem ser feitas uma série de procedimentos para otimizar cicatrização, circulação, e até mesmo, mobilidade articular -, disse, antes de prosseguir:
— Depois, vem a fase da melhora efetivamente da amplitude do movimento local e elasticidade do tendão que foi reconstruído. Aos poucos, equilíbrio, coordenação e controle motor. Resumidamente, se readaptar aos movimentos naturais do jogo.
Everton Cebolinha sofreu um ruptura no tendão de Aquiles da perna esquerda. O atacante se lesionou ainda no início da partida, e deixou os gramados aos 12 minutos, de maca, chorando muito e direto para o vestiário.
O atacante foi submetido a cirurgia para correção da lesão, e o tempo de recuperação é de quatro a seis meses, ou seja, Cebolinha não atua mais pelo Flamengo em 2024.
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…