Flamengo

Teste que será realizado poderá determinar o fim do VAR

A Fifa está testando uma nova modalidade de VAR, mais simples e mais barata

O VAR pode passar por uma transformação significativa nos próximos meses, com a redução da intervenção humana e um aprimoramento na precisão da ferramenta. A novidade foi divulgada pela Fifa. Durante o congresso da organização, Gianni Infantino, seu presidente, revelou que um novo sistema, semelhante ao utilizado no tênis, já está sendo testado no futebol.

Segundo a Fifa, o novo modelo é mais simples e automatizado, assemelhando-se ao olho de falcão do tênis. Os treinadores poderão fazer dois pedidos durante a partida. Se a decisão do árbitro for alterada após a solicitação, os técnicos retêm o pedido.

-Pretendemos desenvolver e melhorar o VAR. 65 federações já implementaram o VAR. Foi criada uma tecnologia mais básica, com menos câmeras e sem a necessidade de árbitros, por isso será mais acessível para todos. O sistema já está sendo testado, os treinadores podem pedir ajuda ao VAR em duas ocasiões, começou por dizer.

Fifa está testando nova modalidade do VAR Divulgação

Os jogadores podem perguntar ao treinador. Se a decisão inicial for alterada, não perdem um pedido e continuarão a ter dois, completou.

Os testes começaram em um torneio sub-20 promovido pela própria entidade na Suíça. A Fifa utilizou entre três e cinco câmeras nas partidas e não contou com árbitros especialistas em VAR. Como não havia analistas de vídeo presentes, cada equipe tinha direito a dois desafios por jogo. Nessa situação, o árbitro se dirigia ao monitor à beira do campo para revisar a jogada.

Nos próximos anos, a simplificação do VAR diminuirá a interferência humana, com as revisões sendo feitas de forma semiautomática para reduzir os erros.

Débora Figueiredo

Recent Posts

A declaração de Vampeta sobre a estreia de Dorival Jr pelo Corinthians

A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Novorizontino, na noite de quarta-feira…

1 hora ago

Casagrande admite possível vexame na Copa do Brasil: “Precisa ficar esperto”

O Palmeiras estreou na Copa do Brasil 2025 derrotando o Ceará, fora de casa, por…

2 horas ago

Palmeiras define planejamento até a estreia do Mundial

O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…

8 horas ago

Corinthians: entenda papel de Talles Magno na estreia de Dorival

Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…

8 horas ago

21 jogos depois, Ceará perde invencibilidade

A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…

8 horas ago

A declaração de Abel Ferreira sobre brigas por posição no Palmeiras

Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…

9 horas ago