Guarani

Ele ficou 9 meses longe do futebol para tratar um problema no coração

Douglas Bacelar relembra desafio para voltar a jogar futebol

Aos 34 anos, Douglas Bacelar, zagueiro do Guarani, carrega uma história de superação que transcende o futebol. Com passagens por clubes como São Paulo, Vasco, Chapecoense e Avaí, o defensor enfrentou um sério problema de saúde em 2022, quando foi diagnosticado com miocardite, uma inflamação no músculo do coração. Esse diagnóstico o afastou dos gramados por nove meses, colocando sua carreira e sua vida em risco.

Douglas relembra o momento como um verdadeiro “livramento de Deus”. O problema foi detectado durante exames de rotina realizados no Avaí, após seu retorno da Turquia, onde havia passado por exames semelhantes sem qualquer indício da doença. 

“Foi um baque naquele momento. Ter de parar todas as atividades, parar de treinar, jogar. Eu precisei muito da família”, compartilha o zagueiro, destacando a importância do apoio familiar durante o tratamento.

A miocardite, uma condição que afeta o bombeamento do sangue pelo coração, pode levar a arritmias graves e até insuficiência cardíaca. No caso de Douglas, a orientação médica foi clara: repouso absoluto e medicação, evitando ao máximo qualquer atividade física intensa que pudesse agravar seu quadro e resultar em um infarto. Felizmente, o tratamento foi bem-sucedido, e Douglas foi declarado curado, retomando sua vida e sua carreira.

Em 2023, ele voltou aos gramados, primeiro defendendo a Inter de Limeira no Paulistão, depois o Avaí, antes de se juntar ao Guarani para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. A missão é árdua: tirar o Bugre da última colocação e evitar o rebaixamento. 

“Estamos tratando cada jogo como uma final de campeonato. É fortalecer cada vez mais, a gente se unir. O grupo todo está comprometido para tirar o Guarani dessa situação”, afirma Douglas, que já deu sua contribuição decisiva com um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Vila Nova, na última rodada.

Apesar da vitória, o Guarani ainda amarga a lanterna da competição, com 14 pontos, oito a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O próximo desafio é um confronto direto contra a Chapecoense, 17ª colocada, fora de casa. O resultado deste jogo pode ser importante para o futuro do Guarani na Série 

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Flamengo: Boto abre o jogo sobre Filipe Luís treinar time da Europa

Com contrato em vigor até dezembro, o técnico Filipe Luís conduz o Flamengo nos preparativos…

14 horas ago

Arrascaeta poderá superar marca de Petković pelo Flamengo na final da Libertadores

Revelado pelas categorias de base do Defensor, Arrascaeta chegou ao Flamengo em 2019 e desde…

14 horas ago

Torcedor do Flamengo, Léo Dias faz promessa incomum em caso de título da Libertadores

Nesta quinta-feira (27), o jornalista Leo Dias anunciou, em seu portal, uma promessa inusitada ligada…

14 horas ago

A declaração de Cafu direcionada a Wesley, ex-Flamengo

Wesley, ex-Flamengo e hoje na Roma, tem chamado atenção na Itália. Parte do público local…

14 horas ago

Flamengo ainda tem dúvidas no ataque para final da Libertadores

O Flamengo iniciou, em Lima, a reta final de preparação para enfrentar o Palmeiras na…

15 horas ago